Quem não consegue se equilibrar em uma perna só por 10 segundos tem risco de morte 84% maior


Por quanto tempo você consegue se equilibrar em uma perna só? Pois se você não conseguir ficar por pelo menos 10 segundos, você provavelmente tem um risco de morte 84% maior em relação àqueles que conseguem esse feito.

Um simples teste de equilíbrio pode ser feito em exames de rotina para idosos no intuito de prever o tempo de vida deles. O teste é parte de uma pesquisa liderada por cientistas brasileiros.

Ao contrário da aptidão aeróbica, da força e flexibilidade muscular, o equilíbrio tende a ser razoavelmente bem preservado até a quinta década de vida, quando começa a diminuir de forma relativamente rápida, dizem os pesquisadores.

No entanto, a avaliação do equilíbrio não é rotineiramente incluída nos exames de saúde de homens e mulheres de meia-idade e idosos, possivelmente porque não existe nenhum teste padronizado para isso, e há poucos dados concretos ligando-o a resultados clínicos além de quedas.

Buscando entender se um teste de equilíbrio poderia ser um indicador confiável sobre o risco de morte de uma pessoa por qualquer causa nos próximos 10 anos de sua vida, os pesquisadores desenvolveram esse teste simples.

A análise incluiu 1.702 participantes com idades entre 51 e 75 anos (média de 61) em seu primeiro check-up, entre fevereiro de 2009 e dezembro de 2020. Cerca de dois terços (68%) eram homens.

Peso e outras medidas como o tamanho da circunferência abdominal foram considerados juntamente com a história médica de cada participante. Mas alguns outros fatores como histórico recente de quedas, níveis de atividade física, dieta, tabagismo, uso de medicamentos que possam interferir no equilíbrio não estavam disponíveis.

Como fazer o teste

Aos participantes foi solicitado se manter em uma perna por 10 segundos sem qualquer apoio.

Para melhorar a padronização do teste, a posição consiste em colocar o colo do pé livre na parte de trás da perna oposta, mantendo os braços ao lado do corpo e o olhar fixo à frente. Até três tentativas em cada pé foram permitidas.

teste do equilibrio

Teste do equilíbrio Fonte foto: BJSM 

Os resultados

Depois de contabilizar idade, sexo e condições subjacentes, a incapacidade de ficar sem apoio em uma perna por 10 segundos foi associada a um risco aumentado de 84% de morte por qualquer causa na próxima década.

Ao todo, cerca de 1 em cada 5 (20,5%; 348) participantes não passou no teste. A incapacidade de se manter na posição aumentou juntamente com a idade, mais ou menos dobrando a cada 5 anos a partir dos 51-55 anos.

E em geral, aqueles que falharam no teste tinham uma saúde pior: eram mais obesos e/ou tinha doenças cardíacas, pressão alta e perfis de gordura no sangue não saudáveis. E o diabetes tipo 2 foi 3 vezes mais comum neste grupo: 38% vs. cerca de 13%.

Este é um estudo observacional e, como tal, não pode estabelecer quais as relações entre o teste e o risco de morte. Mesmo assim, os pesquisadores aconselham o teste como exame físico de rotina em adultos de meia-idade e idosos, até porque é simples e gratuito. Os pesquisadores afirmam que o  teste “adiciona informações úteis sobre o risco de mortalidade em homens e mulheres de meia-idade e idosos.”

O teste foi desenvolvido, entre outros, por Claudio Gil Araújo o mesmo pesquisador que criou o teste do senta e levanta, do qual falamos neste artigo:

Saúde: um teste físico para calcular a expectativa de vida

O estudo foi publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine 

Talvez te interesse ler também:

Uma cerveja por dia aumenta bactérias boas do intestino e reduz inflamações

Pela 1ª vez, um remédio para alopecia, que faz o cabelo crescer novamente

Efeitos da menopausa no humor e nas emoções: o que fazer

O que é síndrome de Ramsay Hunt que afetou Justin Bieber?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...