Se o seu cabelo cai, a culpa é da poluição do ar, aponta nova pesquisa 


A queda de cabelo é um problema que afeta várias pessoas, e a causa desse problema pode não ser genética, falta de vitamina, excesso ou escassez de lavagem… A culpa pode estar no ar poluído que respiramos.

É o que dizem pesquisadores da Coréia do Sul que apontam o particulado fino do PM10 como o causador desse problema, por reduzir a produção de proteínas essenciais, responsáveis pelo crescimento dos cabelos.

O estudo, conduzido por Hyuk Chiu Kwon, foi apresentado em Madri no Congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV), onde foi debatida a ligação entre queda de cabelo e poluição do ar provocada pela fumaça emitida pela queima de combustíveis fosseis, gasolina, diesel, mineração, pela produção de cimento, tijolos e cerâmica.

As partículas poluidoras de 10 micrômetros de diâmetro, denominadas PM10, contêm numerosos ácidos, produtos químicos orgânicos, metais e partículas de poeira e solo que afetam as células do couro cabeludo na base dos folículos capilares que, devido a todos estes poluentes, sofrem uma redução nas proteínas que fazem o cabelo crescer.

O estudo

Os cientistas chegaram a esse resultado, expondo as células do couro cabeludo por 24 horas à várias concentrações de particulado de diesel e poeira semelhantes à PM10 e, para isso,  eles usaram uma técnica chamada “Western Blotting” para avaliar o efeito da exposição.

Através dessa experiência chegaram ao seguinte resultado: PM10 e as partículas de diesel reduziram os níveis de β-catenina, ciclina D1, ciclina E e CDK2, proteínas que ajudam o cabelo a crescer, e constataram que quanto maior a poluição, maior a queda de cabelo.

“Embora a ligação entre poluição do ar e doenças graves como câncer, DPOC e DCV esteja bem estabelecida, há pouca ou nenhuma pesquisa sobre o efeito da exposição a partículas na pele e cabelos humanos em particular. Nossa pesquisa explica o modo de ação dos poluentes do ar nas células da papila dérmica do folículo humano, mostrando como os poluentes do ar mais comuns levam à queda de cabelo”-disse Hyuk Chul Kwon.

Por causa da poluição do ar, o cabelo cresce menos e tende a cair mais, sem mencionar outras consequências dermatológicas causadas pela poluição atmosférica já trazidas à luz por outros estudos, em particular, uma pesquisa conduzida pelo cirurgião de transplante de cabelo Rajendrasingh Rajput que já havia mostrado que a poluição causa uma maior sensibilidade ao couro cabeludo, desencadeando coceira, caspa e seborreia.

Todos os sintomas provocados pela poluição do ar aumentam a queda de cabelo devido à lesões e irritações causadas pelas partículas poluentes. 

Em suma, se você sofre de queda de cabelo, converse com o teu dermatologista para considerar a poluição como uma possível causa da queda, a fim de encontrar uma solução aqueda (frequência das lavagens, hidratação, uso de lenço ou chapéu para proteção dos cabelos, etc).

Talvez te interesse ler também:

EM CADA 4 MORTES NO MUNDO, 1 É EM DECORRÊNCIA DA POLUIÇÃO, DIZ OMS

QUÃO RÁPIDO CRESCEM OS CABELOS E OUTRAS CURIOSIDADES CABELUDAS

COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...