Celíaco ou intolerante: seu problema não é o glúten e sim o glifosato, diz estudo

  • atualizado: 
agrotóxicos

A doença celíaca, ou a intolerância ao glúten, cresce no mundo inteiro e já chega a atingir cerca de 5% da população de alguns países do hemisfério norte. Mas, segundo um estudo, a causa principal do que já se considera uma epidemia não é glúten e sim o glifosato, o ingrediente ativo do herbicida Roundup.

"Aqui, propomos que o glifosato, o ingrediente ativo do herbicida, Roundup®, é o fator causal mais importante nessa epidemia", afirmam os pesquisadores.

Eles publicaram o trabalho em 2013, no jornal científico Interdisciplinary Toxicology, mas não houve destaque na mídia: na época, apenas dois veículos -- Mother Earth News e The Healthy Home Economist -- noticiaram a descoberta. Agora, finalmente, o mundo parece ter despertado para os malefícios do glifosato. A substância, classificada como cancerígena pela Organização Mundial da Saúde e pelo estado da Califórnia, é hoje o motivo central de uma ação judicial no valor de 280 milhões de dólares.

Embora muitos tenham afirmado que o aumento da doença se relaciona a melhores ferramentas de diagnósticos, os cientistas, após a análise de 300 outros estudos, perceberam que o maior número de casos coincide com o crescimento do uso do herbicida na agricultura e que o organismo das gerações mais jovens apresenta menos defesas.

Moral da história? Talvez tenhamos errado o alvo esses anos todos e faça-se necessário combater a presença do glifosato na nossa mesa, não a do glúten. Em tempos de liberação recorde de agrotóxicos no Brasil, é fundamental dar visibilidade a essa questão.

Talvez te interesse ler também:

FESTA DO AGROTÓXICO NO BRASIL E O RISCO DE DOENÇAS

SAIBA COMO COMBATER OS EFEITOS DE AGROTÓXICOS NOS ALIMENTOS

A EXPOSIÇÃO AO GLIFOSATO E A ESSES DOIS INSETICIDAS AUMENTAM O RISCO DE CÂNCER. NOVO ESTUDO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!