Precisando de uma pausa mental? Não use o celular


Quem de nós, cansado do trabalho, não se levanta para beber um café e aproveita para dar uma espiada no celular? Pois esse hábito para lá de comum não ajuda em nada quando se fala em manter a produtividade em alta.

De acordo com a Science Daily, um estudo publicado pelo Journal of Behavioral Addictions revela que usar o celular no intervalo de uma tarefa complexa pode ser quase tão ruim quanto não descansar. Pesquisadores da Rutgers University chegaram a essa conclusão depois de analisar o comportamento de universitários submetidos a diferentes tipos de tarefas, no intervalo de trabalhos mentais com certo grau de complexidade.

O experimento consistiu em pedir aos estudantes que resolvessem palavras-cruzadas, sendo que apenas metade dos participantes podiam usar o celular no intervalo da atividade. Os outros podiam aproveitar a pausa usando papel ou o computador, e um grupo não fez qualquer tipo de pausa. 

O resultado? Os participantes que usaram o celular experimentaram níveis mais altos de esgotamento mental, estavam entre os menos capazes de resolver os enigmas depois. O grau de eficiência e de rapidez desse grupo equiparou-se ao daqueles que não tiveram intervalos de descanso.

O ato de pegar seu telefone entre as tarefas, ou como tarefa intermediária, está se tornando lugar comum. É importante conhecer os custos associados ao uso desse dispositivo durante cada minuto livre. Costumamos presumir que usar o telefone não é diferente de fazer qualquer outro intervalo – mas o telefone pode levar a níveis crescentes de distração, o que dificulta o retorno da atenção às tarefas do trabalho “, explicou Terri Kurtzberg, coautora do estudo e professora associada de administração e negócios globais da Rutgers Business School.

Agora você já sabe: precisando de uma pausa mental, fuja do celular!

Talvez te interesse ler também:

SÍNDROME DO PESCOÇO DE SMS: UM FUTURO DE CORCUNDAS PELO USO DO CELULAR

FRANÇA PROÍBE USO DE CELULAR EM SALA DE AULA. QUE TAL ESSA IDEIA?

CLIP DE MOBY COM STEVE CUTTS ARRASA: DESLIGA ESSE CELULAR PLEASE!




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...