Antes só do que mal acompanhado: ou eu ou o celular!


Tanta gente se sentindo só, querendo um amigo ou um namorado (a) pra chamar de seu… e o que mais se vê por aí é gente junta, mas sozinha. Dá uma tristeza!

Antes só do que mal acompanhado – diz o ditado – e isso, nos dias de hoje é mais do que verdadeiro.

Gente, vamos combinar? Quando sair com alguém, deixe o celular na bolsa, no bolso ou até em casa. Só não deixe em cima da mesa do bar, do restaurante ou, pior, nas mãos, sempre pronto a responder, como se o aparelho fosse uma extensão do próprio braço.

Esse texto é pra ser compartilhado porque a gente, geralmente, não tem coragem de dizer ao outro um belo e simples “ou eu ou o celular“. E isso serve pra amigo, parente, namorado, peguete, chefe. Qualquer relação.

Se é para falar por celular, vamos economizar tempo, dinheiro e emissão de CO2 ao meio ambiente. O celular é bacana, nada contra, mas ele deve ser usado com inteligência. Tem cientista preocupado com o que vai ser da gente daqui pra frente, depois dos milhares de anos de evolução biológica do homem, terem sido baseados no contato físico, visual, auditivo, presencial! E agora? É tudo virtual!

Depressão? Solidão? Pudera!

Outro dia, no restaurante com uma amiga, ela não se continha: respondia ao WhatsApp como se fosse um presidente dando entrevista. As pessoas não entendem que elas podem não responder, principalmente se elas não forem importantes, se não forem um médico com paciente grave no hospital, ou se não forem pessoas imprescindíveis em determinados contextos (coisas muito raras).

No caso, a amiga respondia bobagens, via piadas e me deixava ali…. sozinha.

Olhei no entorno e (nenhuma) surpresa! Do meu lado tinha um casal, cada um com seu celular. Nas mesas ao redor também, sempre tem um ausente, senão todos, off Line da realidade. Bom, não precisa descrever a cena, vocês estão cansados de ver.

É muito chato, é muito mal educado e precisamos falar sobre isso abertamente: se for sair comigo, deixe o celular onde quiser. Se a nossa presença não agrada, não nos convide pra sair.

Da próxima vez a gente se levanta, vai embora e deixa a pessoa sozinha. Tanto, ela nem vai perceber 🙁

Talvez te interesse ler também:

PRECISANDO DE UMA PAUSA MENTAL? NÃO USE O CELULAR

SÍNDROME DO PESCOÇO DE SMS: UM FUTURO DE CORCUNDAS PELO USO DO CELULAR

FRANÇA PROÍBE USO DE CELULAR EM SALA DE AULA. QUE TAL ESSA IDEIA?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...