Aneurisma cerebral: o que é, sintomas e sinais


Aneurisma é quando ocorre a dilatação anormal de um vaso sanguíneo, podendo ser causada pelo enfraquecimento das paredes do vaso, por trauma ou por doença vascular.

{index}

Como surge um aneurisma

Qualquer vaso sanguíneo pode ser acometido por um aneurisma, logo pode acontecer com qualquer pessoa, muitas vezes sem que haja qualquer sintoma. O maior perigo de um aneurisma é o seu rompimento, pois pode levar a uma hemorragia ou isquemia dos tecidos que são irrigados pela vaso atingido.

A formação de um aneurisma pode advir de uma predisposição individual, da pressão arterial sistêmica e da arteriosclerose, do cigarro e do álcool.

Dificilmente uma a pessoa já nasce com um aneurisma. O que pode acontecer é ela ter a tendência à formação de aneurismas, que está relacionada a diferentes circunstâncias.

Aneurisma cerebral

Um aneurisma cerebral é a dilatação segmentar de um vaso no encéfalo, geralmente arterial. É extremamente perigoso quando se rompe, pois provoca hemorragia cerebral, levando a um acidente vascular encefálico hemorrágico (conhecido como derrame cerebral ou AVC).

O cérebro humano é uma estrutura complexa irrigada por um número elevado de vasos que se distribuem interna e externamente. Por isso, é uma região altamente sensível à formação de aneurismas.

Fatores desencadeantes

O Dr. Dráuzio Varella entrevistou, para o seu blog na UOL, o médico Marcos Stavale para esclarecer acerca do aneurisma. De acordo com o especialista, o fator mais comum para o surgimento de um aneurisma é a hipertensão. As rupturas dos vasos ocorrem quando a pressão é superior a 16 (160 mm de mercúrio). Nesses casos, 30% dos pacientes falecem imediatamente ou chegam ao hospital com morte cerebral instalada; dos dois terços que sobrevivem, 45% retomam a vida que tinham antes e 55% apresentam sequelas importantes.

Outros riscos relacionados a aneurismas são cigarro, histórico familiar de doenças vasculares, problemas renais ou pressão alta.

Sintomas de um aneurisma cerebral

Um aneurisma cerebral pode parecer pequeno, mas dentro do cérebro torna-se enorme. Geralmente, o primeiro sinal aparece com uma hemorragia. Entretanto, ela pode não sangrar, embora esteja comprimindo uma estrutura cerebral, como, por exemplo, o nervo da visão, acarretando uma disfunção visual.

Ao romper-se, o sangramento pode ser pequeno, provocando uma forte dor de cabeça repentina, como se tivesse sido causada por uma pancada na cabeça. Pode provocar, também, vômito e inconsciência.

Se o rompimento do aneurisma causar grande hemorragia, a morte pode ser súbita.

Tratamentos para o aneurisma

O tratamento para o aneurisma leva em conta o tamanho dele e as condições clínicas do paciente.

Em seguida, é feita uma análise do local onde está situado, do envolvimento arterial e do que está perto dele, a fim de averiguar o risco da cirurgia para o paciente.

A decisão do paciente é outra resposta ao tratamento, pois é ele quem escolhe se vai enfrentar o percentual de risco cirúrgico ou de risco de evolução da doença. Se for esta a sua vontade, o tratamento inclui controle da pressão arterial e evitar fazer esforços físicos pesados.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, confira esse vídeo da reportagem do Fantástico sobre o aneurisma:

Talvez te interesse ler também:

ATAQUE CARDÍACO E AVC: DESCOBERTO UM NOVO FATOR DE RISCO MAIS PERIGOSO QUE O COLESTEROL

B12: A VITAMINA ESTRITAMENTE NECESSÁRIA. TODOS OS SINTOMAS DE CARÊNCIA

BEBER MAIS QUE 5 COPOS DE VINHO OU CERVEJA POR SEMANA, REDUZ A VIDA EM 4 ANOS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...