O segredo para não envelhecer? Ficar em pé

para não envelhecer ficar em pé

Já sabemos muito bem que ter um estilo de vida sedentário faz mal, e que com o passar do tempo pode levar a tensão muscular, excesso de peso e outros problemas. De acordo com uma nova pesquisa, o segredo da saúde e da longevidade reside no estar em pé.

O estudo em questão é um trabalho dos pesquisadores do Karolinska University Hospital em Estocolmo, realizado com 49 pessoas com mais de 60 anos, acima do peso e, particularmente sedentárias, publicado no British Journal of Sports Medicine.

O experimento se desenvolveu analisando particularmente os telômeros, a parte final dos cromossomos. A amostra de pessoas foi dividida em dois grupos, monitorados por um período de 6 meses. O primeiro grupo continuou sua vida normal, enquanto o segundo participou de um programa de exercícios, tendo um diário em que se anotava quanto tempo foi dedicado à atividade física, usando também um pedômetro para acompanhar os movimentos feitos durante o do dia.

Ao final de seis meses, os cientistas concluíram que a posição ajuda o DNA a não se danificar e, portanto, não envelhecer muito rápido.

Segundo os pesquisadores um estilo de vida sedentário, ou seja, passar muito tempo sentado, encurtaria os telômeros, o que conforme estudos anteriores, estaria associado ao fenômeno do envelhecimento precoce, assim como às doenças e à morte prematura.

Os participantes que fizeram mais atividade física tenderam em geral, a serem mais saudáveis. Mas foram aqueles que haviam passado menos tempo sentado (ou seja, ficaram mais tempo em pé) os que tiveram os telômeros mais longos e, portanto, uma expectativa maior de vida.

De acordo com Mai-Lis Hellenius, autora do estudo, se falarmos especificamente de envelhecimento, é mais importante ficar em pé do que fazer bastante exercício físico: "nós pensamos que para os idosos, reduzir o tempo que passam sentados é mais importante do aumentar o tempo gasto em exercícios físicos."

Existe uma frase que circula por aí, que diz que você está velho quando chega em uma festa ou em um evento, procurando por um lugar para se sentar. E é verdade! Então, menos cadeira e mais em pé, afinal não somos tão velhos assim :)

Leia também:

setaELIXIR DA JUVENTUDE ETERNA: BASIS, A PÍLULA "PRÊMIO NOBEL"

setaO CHOCOLATE MILAGROSO QUE REJUVENESCE 20 ANOS A PELE

setaDIETA IMITA-JEJUM: EMAGRECE, PROLONGA A VIDA E PREVINE DOENÇAS