Dormir com quem ronca é prejudicial à saúde!


Todo mundo sabe que dormir ao lado de alguém que ronca é terrível, mas o que muitos não imaginam é que o roncador pode prejudicar a saúde de quem dorme ao seu lado.

Uma pesquisa feita pelo Imperial College London que analisou a influência da poluição sonora durante o sono, descobriu que até mesmo o barulho do ronco pode desencadear fatores graves à saúde como a hipertensão. Isso porque, qualquer ruído noturno interrompe o ciclo natural do sono, despertando a pessoa e elevando sua pressão arterial.

De acordo com os cientistas, esse efeito só ocorre quando a intensidade do barulho ultrapassa 35 decibéis. Esse nível é comparado ao som de um avião que passa, do tráfego de carros na rua ou ao ronco de uma pessoa, que pode ter a mesma intensidade destes barulhos externos.

Além de elevar a pressão arterial, a pessoa que dorme com um roncador, pode sofrer também com dores no corpo e cansaço ao longo do dia. A pessoa que dorme ao lado do roncador desperta com o barulho do ronco, normalmente aos sustos e o corpo não consegue ficar relaxado como deveria durante a noite. Com isso, a pessoa não consegue descansar o quanto deveria para recuperar suas energias e os efeitos de uma noite mal dormida acumulam-se durante o dia.

Segundo especialistas, pessoas que dormem ao lado de roncadores sofrem três vezes mais cansaço durante o dia e tem duas vezes mais dores pelo corpo, comparando com quem dorme tranquilamente ao lado de não roncadores. Além disso, vítimas de roncadores também reclamam de angústia e ansiedade, afirma a pesquisa.

Como resolver a questão?

A boa notícia é que o problema do ronco tem solução! Primeiro de tudo e o que muitos tem dificuldade em fazer é perder peso. Sim! Afinal, quando engordamos, não o fazemos só na barriga, mas sim no corpo todo. Isso inclui o pescoço e a garganta que, com aumento na quantidade de tecido, acaba fechando as vias respiratórias.

Mas se o problema do ronco não for o exceso de peso, as causas do ronco devem ser averiguadas para que um tratamento adequado seja começado.

Roncar, além de prejudicar a vida e a saúde de quem escuta o ronco, prejudica, e muito, a vida e a saúde do próprio roncador.

Algumas mudanças que podem ser adotadas para diminuir o ronco são:

  • Dormir de lado, pois ao deitar de barriga para cima, o queixo e a língua relaxam e vão para trás, fechando a passagem do ar;
  • Não ingerir álcool a noite;
  • Não comer demais antes de deitar.

Se nada disso resolver, é aconselhável procurar um médico. Existem diversos tipo de tratamento para o ronco, desde cirurgias até exercícios para parar de roncar. Esses exercícios foram criados por uma equipe do Instituto do Coração, em São Paulo e, segundo a pesquisa do próprio Incor, 40% dos participantes conseguiram melhorar.

Por isso, se você sofre por não conseguir dormir ao lado de quem ronca, ou mesmo se você é o roncador e sabe que precisa melhorar essa condição, procure ajuda médica.

Além do barulho, existe o agravante da pessoa que ronca poder perder o ar durante o sono e isso sim, é ainda mais grave do que o próprio barulho do ronco.

Talvez te interesse ler também:

APNEIA DO SONO – TUDO QUE É PRECISO SABER!

MAIS UMA SOLUÇÃO PARA AJUDAR A COMBATER O RONCO

UMA BOA NOTÍCIA PARA QUEM RONCA E TEM APNEIA DO SONO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...