Manga, melhor que Prozac contra a depressão? O estudo

  • atualizado: 
Manga

Lutar contra a depressão e a ansiedade com remédios naturais abundantes em países tropicais como o nosso. De frutos doces e suculentos, as mangueiras também teriam uma outra coisa boa: a casca! E esta traria muitos benefícios à saúde.

Um estudo realizado na Universidade de Lagos, na Nigéria, mostrou que os extratos da casca da mangueira (Mangifera indica) melhoram significativamente a depressão.

Não somente portanto a manga, fruta, ajuda a emagrecer e a combater alguns tipos de câncer, mas também a casca da sua árvore seria de uma ajuda valiosa contra estados depressivos.

Depressão e antidepressivos

A depressão é uma condição caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza ou dor. Tornou-se cada vez mais comum ao longo dos anos e as pessoas que sofrem com isso sentem pouca energia, perda de apetite e desinteresse pelas coisas cotidianas.

A depressão aumenta o risco de suicídio, abuso de álcool e drogas, obesidade e dores crônicas. Para melhorar a qualidade de vida de pacientes deprimidos, os antidepressivos são frequentemente administrados, como os inibidores seletivos da reabsorção de serotonina (ISRS), aos quais - obviamente - muitos efeitos colaterais estão associados, incluindo problemas de sono, dores de cabeça, ganho de peso e aumento do risco de suicídio. Por essa razão, os pesquisadores continuam buscando alternativas naturais que sejam eficazes e seguras.

A casca da mangueira já é comumente utilizada na medicina tradicional africana e ayurvédica para remediar hipertensão, insônia, crescimento de tumores, reumatismo e depressão. Pesquisas anteriores também já mostraram que esta casca é rica em compostos bioativos, como alcaloides, flavonóides, saponinas, taninos, fenóis, ácido ascórbico, riboflavina, niacina e tiamina.

Nessas novas investigações, os pesquisadores coletaram extratos da casca da mangueira e analisaram seus potenciais efeitos antidepressivos e ansiolíticos, em comparação com os inibidores de várias drogas convencionais usadas para depressão e ansiedade (como a paraclorofenilalanina).

Os resultados do estudo mostraram que o tratamento com extratos de casca de mangueira teria melhorado significativamente os comportamentos depressivo e ansioso em laboratório e, no geral, mostraram que este extrato tem potencial utilidade como remédio natural contra a depressão, especialmente para reduzir a dependência de remédios antidepressivos perigosos.

Gostou dessa novidade? Existem outras alternativas naturais contra a depressão também muito interessantes. Deem uma olhadas nos links abaixo.

Talvez te interesse ler também:

MANGA E SEUS BENEFÍCIOS: POR QUE COMER UMA POR DIA

PASSIFLORA CONTRA O ESTRESSE E DEPRESSÃO: ACALMA E RELAXA

ANTIDEPRESSIVOS NATURAIS: 10 ATITUDES QUE VÃO FAZER A TUA VIDA MAIS FELIZ

10 ANTIDEPRESSIVOS NATURAIS ENCONTRADOS NA DESPENSA OU NA COZINHA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!