Manga, melhor que Prozac contra a depressão? O estudo


Lutar contra a depressão e a ansiedade com remédios naturais abundantes em países tropicais como o nosso. De frutos doces e suculentos, as mangueiras também teriam uma outra coisa boa: a casca! E esta traria muitos benefícios à saúde.

Um estudo realizado na Universidade de Lagos, na Nigéria, mostrou que os extratos da casca da mangueira (Mangifera indica) melhoram significativamente a depressão.

Não somente portanto a manga, fruta, ajuda a emagrecer e a combater alguns tipos de câncer, mas também a casca da sua árvore seria de uma ajuda valiosa contra estados depressivos.

Depressão e antidepressivos

A depressão é uma condição caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza ou dor. Tornou-se cada vez mais comum ao longo dos anos e as pessoas que sofrem com isso sentem pouca energia, perda de apetite e desinteresse pelas coisas cotidianas.

A depressão aumenta o risco de suicídio, abuso de álcool e drogas, obesidade e dores crônicas. Para melhorar a qualidade de vida de pacientes deprimidos, os antidepressivos são frequentemente administrados, como os inibidores seletivos da reabsorção de serotonina (ISRS), aos quais – obviamente – muitos efeitos colaterais estão associados, incluindo problemas de sono, dores de cabeça, ganho de peso e aumento do risco de suicídio. Por essa razão, os pesquisadores continuam buscando alternativas naturais que sejam eficazes e seguras.

A casca da mangueira já é comumente utilizada na medicina tradicional africana e ayurvédica para remediar hipertensão, insônia, crescimento de tumores, reumatismo e depressão. Pesquisas anteriores também já mostraram que esta casca é rica em compostos bioativos, como alcaloides, flavonóides, saponinas, taninos, fenóis, ácido ascórbico, riboflavina, niacina e tiamina.

Nessas novas investigações, os pesquisadores coletaram extratos da casca da mangueira e analisaram seus potenciais efeitos antidepressivos e ansiolíticos, em comparação com os inibidores de várias drogas convencionais usadas para depressão e ansiedade (como a paraclorofenilalanina).

Os resultados do estudo mostraram que o tratamento com extratos de casca de mangueira teria melhorado significativamente os comportamentos depressivo e ansioso em laboratório e, no geral, mostraram que este extrato tem potencial utilidade como remédio natural contra a depressão, especialmente para reduzir a dependência de remédios antidepressivos perigosos.

Gostou dessa novidade? Existem outras alternativas naturais contra a depressão também muito interessantes. Deem uma olhadas nos links abaixo.

Talvez te interesse ler também:

MANGA E SEUS BENEFÍCIOS: POR QUE COMER UMA POR DIA

PASSIFLORA CONTRA O ESTRESSE E DEPRESSÃO: ACALMA E RELAXA

ANTIDEPRESSIVOS NATURAIS: 10 ATITUDES QUE VÃO FAZER A TUA VIDA MAIS FELIZ

10 ANTIDEPRESSIVOS NATURAIS ENCONTRADOS NA DESPENSA OU NA COZINHA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...