Fique de olho: não caia no golpe do teste para Covid-19 que circula na web


Como se não bastasse tudo de ruim que a pandemia de coronavírus nos trouxe, temos que lidar agora com um novo tipo de crime: o golpe do teste. Anúncios falsos para a compra do teste de Covid-19 estão sendo publicados em sites como o Mercado Livre e várias pessoas estão caindo nessa armadilha. Fique de olho para não cair nessa!

Todos nós estamos cansados de saber que os testes para detectar o novo coronavírus são realizados apenas por profissionais da área da saúde, ou pelo menos deveria ser assim. No entanto, muitas pessoas no desespero de querer saber se estão ou não com a doença, acabam caindo em fraudes que estão sendo anunciadas em sites de compra como o Mercado Livre, por exemplo.

Segundo informações do UOL, um dos anunciantes oferecia um kit com 20 unidades do teste rápido e o pior, de uma marca homologada pela Anvisa. Os anúncios em questão tinham a foto do produto da fabricante chinesa Wonfdo, aprovados pela Anvisa e distribuídos pela Celer Biotecnologia. Outro mencionava o teste CVD-19 IgG/IgM ECO, distribuído pela empresa Eco Diagnóstica.

O preço do kit era similar ao que é cobrado no teste individual feito em farmácias, R$ 199,90. Porém, o falso anúncio gerou ainda mais suspeitas quando, ao clicar, encaminhava os usuários para uma venda fora da plataforma do Mercado Livre. Nesse outro link, o valor da venda era de R$ 209,90 em nome de Danilo Aparecido de Almeida, de Embu Guaçu (SP). Quem entrava no registro dele poderia ver algumas pessoas reclamando e alertando que se trata de golpe.

O Mercado Livre então retirou tais anúncios da plataforma, bem como excluiu 125 vendedores e 58 mil propagandas enganosas de produtos relacionados ao coronavírus. Além de falsos, os anúncios continham informações erradas sobre as distribuidoras, bem como erros de ortografia e fotos falsas copiadas de outros sites.

Sobre a liberação dos testes

A venda de testes da Covid-19 é autorizada apenas para pessoas jurídicas, empresas, hospitais, laboratórios, farmácias e demais órgãos da saúde. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os testes liberados nas farmácias devem ser realizados pelos profissionais habilitados, nunca como autoteste.

“A autorização da Anvisa é para a realização dos testes rápidos de uso profissional em farmácias. Não se trata de autoteste. Neste contexto, vale ressaltar que a autorização da agência é válida para estabelecimentos que atentam para as condições operacionais e técnicas estabelecidas para a condução e orientações sobre os testes rápidos”, informou a instituição ao site UOL.

Contudo, a Associação Brasileira de Farmácias (Abrafarma), informou ao site que não tem conhecimento sobre a comercialização desses testes e, portanto, ele é ilegal.

Criminalidade geral na pandemia

Esse não é o primeiro, nem o único crime que surge com a pandemia de coronavírus e nós falamos sobre isso em outro artigo. Apesar de em muitos lugares o número de assaltos, tráfico de drogas e contrabandos ter diminuído, houve um aumento significativo nos crimes cibernéticos, como golpes online e pedofilia.

Entretanto, tudo isso só acontece porque existem pessoas interessadas nos produtos e “serviços” oferecidos, pois quem pratica o crime não é só quem comercializa, mas também quem tem interesse em comprar.

Como dissemos anteriormente, todos nós sabemos que os testes para a Covid-19 devem ser feitos por profissionais, mas muitos interessados aparecem despertando a criatividade de quem quer apenas lucrar em cima de “inocentes”. Fique de olho!

Talvez te interesse ler também:

Inumeráveis: o memorial às vítimas do coronavírus porque histórias não são números

Mapear a presença e acompanhar a disseminação do novo coronavírus através da rede de esgoto

Coronavírus: mortalidade de enfermeiros no Brasil é a maior do mundo




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...