Inumeráveis: o memorial às vítimas do coronavírus porque histórias não são números


Inumeráveis é uma obra do artista Edson Pavoni em colaboração com outras pessoas, artistas, jornalistas e voluntários que ajudam a dar nomes e contar a história das vítimas da Covid-19.

Sob o mote “Não há quem goste de ser número, gente merece existir em prosa”, o projeto é um memorial dedicado à história de cada uma das vítimas do coronavírus no Brasil.

As plataformas utilizadas foram a internet, através do site https://inumeraveis.com.br/ do Facebook, e do Instagram @inumeraveismemorial.

Como eles próprios se definem, inumeráveis é um esforço artístico, poético e jornalístico de contar a história das pessoas que infelizmente morreram vitimadas pela doença.

Com as centenas de mortes por dia e milhares em pouco mais de um mês, ultrapassando, hoje, mais de onze mil, é complexo dar visibilidade à essas pessoas e histórias, restando a eles somente entrar para a estatística de números de falecimento.

A ideia do memorial virtual é justamente dar nome aos números e celebrar cada vida que existiu contando as histórias e qualidades das pessoas vitimadas pela doença.

Inicialmente Edson Pavoni queria contar a história das vítimas e se uniu a jornalista Alana Rizzo para entrevistar os familiares, foi quando perceberam que o projeto, embora estivesse imerso no luto, poderia trazer uma celebração também da vida dessas pessoas.

https://www.instagram.com/p/CABwjRJHC40/

https://www.instagram.com/p/B_0qQDynP6H/

https://www.instagram.com/p/B_0TsNAn663/

Quem contar uma história?

Se você era familiar ou próximo de alguma pessoa que faleceu, você pode acessar diretamente o site e adicionar a história no memorial.

Se preferir, poderá acessar um questionário e um dos jornalistas do projeto escreverá um tributo ao homenageado a partir das informações que forem prestadas.

Pavoni pretende também trazer rostos às vítimas e quem sabe, futuramente, um memorial físico, um local de visitação para honrar as histórias dessas pessoas.

Talvez te interesse ler também:

Brasil já escolhe quem sobreviverá ao novo coronavírus: os ricos

Coronavírus Brasil: a tragédia que ninguém esperava, vai chegar em todos os lares

O novo super-herói em tempos de coronavírus segundo Banksy




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...