Inumeráveis: o memorial às vítimas do coronavírus porque histórias não são números

Inumeráveis é uma obra do artista Edson Pavoni em colaboração com outras pessoas, artistas, jornalistas e voluntários que ajudam a dar nomes e contar a história das vítimas da Covid-19.

Sob o mote “Não há quem goste de ser número, gente merece existir em prosa”, o projeto é um memorial dedicado à história de cada uma das vítimas do coronavírus no Brasil.

As plataformas utilizadas foram a internet, através do site https://inumeraveis.com.br/ do Facebook, e do Instagram @inumeraveismemorial.

Como eles próprios se definem, inumeráveis é um esforço artístico, poético e jornalístico de contar a história das pessoas que infelizmente morreram vitimadas pela doença.

Com as centenas de mortes por dia e milhares em pouco mais de um mês, ultrapassando, hoje, mais de onze mil, é complexo dar visibilidade à essas pessoas e histórias, restando a eles somente entrar para a estatística de números de falecimento.

A ideia do memorial virtual é justamente dar nome aos números e celebrar cada vida que existiu contando as histórias e qualidades das pessoas vitimadas pela doença.

Inicialmente Edson Pavoni queria contar a história das vítimas e se uniu a jornalista Alana Rizzo para entrevistar os familiares, foi quando perceberam que o projeto, embora estivesse imerso no luto, poderia trazer uma celebração também da vida dessas pessoas.

Quem contar uma história?

Se você era familiar ou próximo de alguma pessoa que faleceu, você pode acessar diretamente o site e adicionar a história no memorial.

Se preferir, poderá acessar um questionário e um dos jornalistas do projeto escreverá um tributo ao homenageado a partir das informações que forem prestadas.

Pavoni pretende também trazer rostos às vítimas e quem sabe, futuramente, um memorial físico, um local de visitação para honrar as histórias dessas pessoas.

Talvez te interesse ler também:

Brasil já escolhe quem sobreviverá ao novo coronavírus: os ricos

Coronavírus Brasil: a tragédia que ninguém esperava, vai chegar em todos os lares

O novo super-herói em tempos de coronavírus segundo Banksy

greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it