Conheça anti-inflamatórios naturais

anti-inflamatórios naturais

Dores musculares, infecções e outros tratamentos são tratados com o auxílio de anti-inflamatórios, não é mesmo? Sem dúvidas, muita gente recorre a estes medicamentos por serem eficientes no combate a dor, mesmo que de forma paliativa. Entretanto, se utilizados continuamente, anti-inflamatoórios podem provocar efeitos colaterais severos.

O que poucos médicos indicam e conhecem é o poder dos alimentos, que contém elementos anti-inflamatórios e que podem auxiliar o organismo a se recuperar de uma crise, de forma natural, praticamente sem contraindicação.

Esses alimentos são responsáveis, portanto, por uma desinflamação mais completa do organismo, sendo muito indicados para o público em geral, que não precisará depender de drogas anti-inflamatórias por períodos longos, por conta de uma recuperação mais acelerada. Desse modo, haverá menos riscos de efeitos colaterais.

Alimentos com propriedades anti-inflamatórias

Preparamos uma lista com algumas indicações de alimentos com potencial para proteger o organismo, para que você os inclua em sua dieta. Acompanhe:

Cereja

O poder anti-inflamatório dessas frutinhas reside nas antocianinas. Esse elemento é responsável por reduzir danos de radicais livres ao organismo e, além disso, promove inibição de enzimas do tipo ciclo-oxigenase – que são capazes de intensificar inflamações – com efeito mais intenso do que em comparação a muitas outras drogas específicas de combate às inflamações.

Cúrcuma

É repleta de curcumina, também uma poderosa substância anti-inflamatória. Certos países, por conhecer as vantagens do consumo de cúrcuma, vendem cápsulas com o tempero, para consumo como suplemento.

Abacate

No caso deste fruto, são diversas as características que são capazes de promover um amplo combate a inflamações. Substâncias como carotenoides, gorduras insaturadas – ômega 3 – e fitoesteróis fazem um intenso trabalho em conjunto, de proteção e combate às inflamações do organismo. O abacate também está associado como alimento importante na prevenção do câncer.

Azeite extra-virgem

O azeite, à base de oliva, é rico naturalmente em ácido alfalinolénico (ALA), que é um tipo de ômega 3 responsável por combater inflamações. O ideal é consumir azeite em temperatura ambiente, para maiores benefícios de seu consumo.

Gengibre

Trata-se de um alimento muito completo, com funções analgésicas e anti-inflamatórias naturais, além de proteger o estômago contra a ação tóxica que é comum em analgésicos. Tomar chá de gengibre, por exemplo, é uma ótima pedida para indivíduos que sofram de artrite.

Alho

Reduz inflamações e também tem função analgésica, por todo o corpo. Isso se deve ao fato de deter boas quantidades de compostos de enxofre em sua composição nutricional.

Mamão

Rico em enzimas, como papaína e quimopapaína, também têm função naturalmente anti-inflamatória. Trata-se de uma fruta com muitas vitaminas, como a C e a E – que combatem igualmente as inflamações orgânicas.

Mirtilos

Também conhecidos como blueberries, contêm um composto, denominado antocianina. Essa é a grande propriedade de combate a inflamações que podemos encontrar nessa fruta, uma das mais reconhecidas por seus benefícios à saúde.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os alimentos naturalmente anti-inflamatórios? Então, não esqueça de consumi-los regularmente!

Leia também:

10 ALIMENTOS E ERVAS QUE SÃO VERDADEIROS ANTIBIÓTICOS NATURAIS

CORTISONA: 5 ALTERNATIVAS NATURAIS

PLANTAS QUE PODEM SUBSTITUIR O PARACETAMOL E O IBUPROFENO

5 ESPECIARIAS ANTICÂNCER

Fonte foto: freeimages.com