Você é alcoólatra? Avalie-se por esses sinais e faça o teste


Será que você é alcoólatra? O que torna uma pessoa alcoólatra? Quais são os sinais e os sintomas do alcoolismo? Quem bebe apenas aos finais de semana pode ser considerado alcoólatra, ou somente aqueles que bebem diariamente, ainda que em pequenas quantidades o são?

É difícil estabelecer esses limites, sobretudo, porque vivemos em um país onde o consumo de bebidas etílicas é altamente permissivo, sendo apenas vedada a venda para menores de 18 anos. No Brasil, bares, botecos, restaurantes, boates funcionam até o último cliente ir embora.

Existem algumas distinções sobre os padrões de consumo de álcool: há pessoas que não têm problema algum quando bebem; as que fazem uso abusivo do álcool; e aquelas que são dependentes da substância.

Vejamos as diferenças.

O quanto é normal beber?

Em entrevista ao UOL, o médico Drauzio Varela explica que, atualmente, há um consenso na medicina de que um homem saudável pode beber em uma ocasião o equivalente a dois ou três taças de vinho, ou dois copos de chope, ou uma dose pequena de destilado. Já para a mulher, as doses variam para menos, devido a uma maior sensibilidade biológica. Isso seria um padrão de consumo moderado do álcool.

O especialista esclarece que, em uma festa, se uma pessoa bebe cinco copos de cerveja ou três de uísque, já está ingerindo uma quantidade superior à tolerada pelo organismo em termos de intoxicação alcoólica, ou seja, está ultrapassando o que seria definido como consumo moderado.

Seria este um sinal de alerta, como o amarelo do semáforo?

O que é alcoolismo?

Interessante saber que existem diferenças entre abuso de álcool e alcoolismo, ou melhor, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais (DSM),  existem dois transtornos distintos, o abuso de álcool e a dependência de álcool.

A 4ª edição do Manual, o DSM–IV, descrevia o abuso e a dependência de álcool, como dois transtornos distintos e com critérios específicos para cada um.

A 5ª edição, O DSM–5 integra os dois transtornos do DSM–IV, abuso e dependência, em um único transtorno chamado Transtorno do Uso de Álcool (TUA) com as subclassificações leve, moderado e grave.

Contudo, a palavra alcoolismo ainda é a mais usada, talvez em todo o mundo.

De acordo com o Dr. Drauzio, o alcoolismo é uma doença crônica que se caracteriza por aspectos comportamentais de consumo compulsivo de álcool. Para a medicina, uma pessoa passa a ser diagnosticada como alcoólatra quando se torna progressivamente tolerante à intoxicação da substância e apresenta sintomas de abstinência quando fica sem ela.

Fatores genéticos também não podem ser ignorados no diagnóstico, já que o alcoolismo é frequente em algumas famílias. Há estudos que comprovam que os filhos abstêmios de pais alcoólatras têm mais resistência aos efeitos do álcool do que jovens cujos pais não apresentam essa condição.

Efeitos do álcool e tolerância

O álcool chega ao cérebro rapidamente, logo após um drink. Os efeitos que provoca costumam ser: euforia, perda de inibição, emotividade exacerbada, entre outros. Quando consumido em alta dosagem, há pessoas que se tornam agressivas e perdem, inclusive, o controle. O cérebro perde algumas funções cognitivas, como dificuldade em encadear palavras, perda da capacidade motora, visão dupla, taquicardia.

A resistência a esses efeitos é um sinal de que a pessoa desenvolveu tolerância ao álcool. Há aquelas que já chegaram à fase aguda, quando aparentam, após beber em demasia, sobriedade.

Varela afirma que há diversos estudos que demonstram que as pessoas resistentes ao efeito do álcool têm, estatisticamente, maior chance de tornarem-se dependentes.

No cérebro, os sintomas da abstinência são: tremores, distúrbios de percepção, convulsões e delirium tremens.

Por ser um hábito aceito socialmente, o alcoolismo é negado pelo dependente. É comum defesas do tipo “só mais uma cervejinha”, “eu apenas estava alegre”. Admitir que se está bebendo muito, mesmo quando não se trata de um caso de alcoolismo, é algo difícil para qualquer pessoa.

Qual é o limite da bebida?

Do ponto de vista biológico, ainda que uma pessoa não seja alcoólatra, quando ela bebe em demasia – por exemplo, no churrasco do fim de semana -, o álcool provoca lesões ao organismo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que esse tipo de pessoa que bebe bastante apenas no churrasco de sábado faz uso nocivo do álcool, embora não seja dependente, já que consegue passar dias sem beber e sem beber pela manhã, ou seja, apresenta um padrão razoável de consumo.

O problema é que esse padrão, no Brasil, é socialmente aceito e, com isso, vai sendo passado para gerações mais jovens, além dos problemas de acidentes no trânsito, violência doméstica e outros tipos de violência, provocando um grande custo social.

Na televisão, são abundantes os anúncios publicitários de marcas de bebidas alcoólicas. Também há um certo relativismo sobre o consumo de álcool por parte de alguns pais, que creem que o filho “apenas beber e não usar drogas” é um comportamento inofensivo.

Se pensarmos que, antes de as campanhas publicitárias de cigarro serem proibidas no Brasil, o número de fumantes – e de jovens fumantes – no país era elevado, por que não adotar a estratégia da proibição e/ou restrição de anúncios que vendem álcool?

Teste se você é alcoólatra

Avalie-se por esses sinais se você acha que é, ou está correndo o risco de se tornar, um alcoólatra. As perguntas são do próprio DSM-5.

NO ANO PASSADO, VOCÊ…

  1. Teve ocasiões em que acabou bebendo mais ou por mais tempo do que pretendia?
  2. Mais de uma vez quis, tentou diminuir ou parar de beber, mas não conseguiu?
  3. Passou muito tempo bebendo? Ou sentindo-se mal ou com outros efeitos da ressaca?
  4. Quis tanto beber que não conseguia pensar em mais nada?
  5. Descobriu que consumir álcool, ou se sentir mal por consumir álcool, muitas vezes interferiu ao tomar conta da sua casa ou família? Ou causou problemas no emprego? Ou problemas na escola?
  6. Continuou a beber, mesmo que a bebida estivesse causando problemas com sua família ou amigos?
  7. Desistiu ou evitou atividades que eram importantes ou interessantes, ou que eram prazerosas para você, para beber?
  8. Mais de uma vez passou por situações, enquanto consumia álcool ou depois de consumir álcool, que aumentaram suas chances de se machucar (como dirigir, nadar, operar máquinas, caminhar em uma área perigosa ou ter relações sexuais sem proteção)?
  9. Continuou a consumir álcool, mesmo que isso fizesse você se sentir deprimido(a) ou ansioso(a) ou causasse outro problema de saúde? Ou depois de ter um apagão de memória?
  10. Teve que consumir muito mais álcool do que antes para ter o efeito desejado? Ou descobriu que o número de doses de costume tinha muito menos efeito do que antes?
  11. Descobriu que quando os efeitos do álcool estavam passando você sentia sintomas de abstinência, como dificuldade para dormir, tremores, inquietação, náusea, sudorese, coração acelerado ou convulsão? Ou teve sensação de coisas que não estavam lá?

RESULTADOS DO TESTE:

A presença de pelo menos dois desses sintomas indicam Transtorno do Uso de Álcool (TUA).

A gravidade do TUA é definida como:

LEVE:

Presença de 2 a 3 sintomas

MODERADO:

Presença de 4 a 5 sintomas

GRAVE:

Presença de 6 ou mais sintomas

Perfil do alcoólatra

Esses são os comportamentos de risco que podem levar ao desenvolvimento do alcoolismo.

  1. Tolerância aos efeitos de intoxicação do álcool (não fica bêbado)
  2. Vontade constante de beber, mesmo quando o momento não é propício (na hora do almoço, antes ou durante o trabalho, etc)
  3. Ficar irritado quando o álcool acaba e se desdobrar para comprá-lo
  4. Começa a priorizar ou a aceitar apenas festas e eventos que tenham álcool
  5. Beber sozinho e sem motivo (fora de festas e outras situações sociais)
  6. Beber em situações de risco (quando precisar dirigir, por exemplo)
  7. Não conseguir parar de beber mesmo estando já bêbado
  8. Beber todos os dias e passar a esconder as evidências do vício
  9. Começar a sentir perda memória
  10. Sentir perda de apetite
  11. Apresentar sono irregular ou insônias
  12. Apresentar sintomas da abstinência: irritação, tremores, distúrbios de percepção, convulsões e, em graus bem avançados, delirium tremens (alucinações).

SINTOMAS FÍSICOS

  1. Cheiro de álcool que permanece por horas depois de ter bebido, na pele, no hálito.
  2. Perda de peso por beber em vez de comer
  3. Pele seca, cabelos e unhas quebradiços
  4. Aparência de envelhecimento e rugas
  5. Capilares quebrados (pequenos vasos sanguíneos) no rosto e nariz (pele avermelhada)
  6. Olhos e pele amarelados devido a danos no fígado
  7. Má higiene

As consequências do álcool na saúde e na vida

O alcoolismo ou Transtorno do Uso de Álcool é um distúrbio cerebral crônico e recorrente que pode levar a problemas físicos e sérios de saúde como danos no fígado, depressão, pressão alta, insuficiência cardíaca e alguns tipos de câncer.

Socialmente, o consumo excessivo de álcool pode resultar em consequências negativas para a vida, como perda de emprego, de relacionamentos afetivos e até prisões por causa de brigas e acidentes.

Tratamento do alcoolismo

Reconhecer o alcoolismo é o primeiro passo para o tratamento, que se dá em duas fases:

  • Desintoxicação – realizada durante um breve período sob supervisão médica, a fim de evitar os efeitos agudos da retirada do álcool. É comum o paciente ter recaídas nessa fase, por isso, o alcoolismo não deve ser tratado, exclusivamente, pela medicina convencional, mas, também, deve contar com supervisão psicológica;
  • Reabilitação – é o chamado Alcoólicos Anônimos (AA). Após controlados os sintomas agudos da crise de abstinência, os pacientes devem ser encaminhados para programas de reabilitação, a fim de ajudá-los a viver uma nova fase da vida – sem álcool.

É fundamental a participação e o apoio de familiares e amigos durante o tratamento para ajudar o paciente a não ter recaídas.

Um problema de saúde pública

De acordo com dados de 2018 da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3 milhões de mortes são provocadas, anualmente, pelo uso abusivo do álcool, informa o UOL.

O alcoolismo, que tem tamanha abrangência e causa tantos prejuízos sociais, precisa de uma ampla cobertura de saúde para ser tratado. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) atende gratuitamente pacientes com problemas com o álcool nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), como ação da Política Nacional de Saúde Mental.

Os CAPS contam com equipes multiprofissionais que atuam no atendimento desses pacientes, inclusive, em situações de crise dentro dos processos de reabilitação psicossocial.

Não hesite em pedir ajuda ao reconhecer que está bebendo demais, mesmo que não se trate, ainda, de um caso de alcoolismo. Rever os hábitos, estabelecer uma nova rotina de vida, sem que o álcool esteja tão presente, pode ajudar quem pressente que está exagerando um pouco na dose, antes de que ela aumente, junto com o problema.

No vídeo a seguir, o Dr. Drauzio esclarece alguns aspectos que servem de alerta sobre o alcoolismo:

Fontes:

  1. National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism
  2. Eleanor health
  3. UOL
  4. Drauzio Varella
  5. G1

Talvez te interesse ler também:

Ocsober: o que um outubro sóbrio pode fazer pela sua saúde

O que acontece se você ficar 1 mês sem beber?

Como agem os diversos tipos de bebidas alcoólicas sobre as nossas emoções

Será que você bebe demais? Reveja sua relação com o álcool e liberte-se

Câncer de pâncreas: sintomas, fatores de risco, taxas de sobrevivência

Álcool faz mal em qualquer quantidade, dizem pesquisas




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...