Ansiedade? Estresse? Jogue Tetris que passa! Palavra da ciência


É mais ou menos esse o pressuposto ao qual chegaram alguns pesquisadores norte-americanos, segundo os quais o Tetris poderia nos ajudar a superar os períodos de ansiedade de uma maneira totalmente natural, levando-nos a um estado mental de “absorção” que os psicólogos chamam de “fluxo”.

De fato, o estado do fluxo é aquele em que se está completamente absorvido, ou envolvido em algum tipo de atividade. Um tipo de autoconsciência que é criada com “o tempo que está voando”, e que ajudaria a afastar o mau humor e acabar com as preocupações.

Mover os tijolos de diferentes formas e cores, girando-os e movendo-os para que eles criem uma linha horizontal sem interrupções, é uma grande distração para o cérebro.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da UCR (University of California, Riverside) utilizaram este videojogo para analisar as mudanças no assim chamado estado de flow (fluxo), que corresponde à condição em que estamos tão ocupados, que o tempo passa rapidamente e perdemos o interesse pelo que está acontecendo ao nosso redor.

E foi precisamente o Tetris o jogo usado pelos pesquisadores em um experimento para recriar esse estado mental. 290 estudantes universitários completaram um questionário, depois foram convidados a jogar Tetris por 10 minutos em vários níveis.

Os resultados se alinham com uma pesquisa crescente que mostra que doses regulares de fluxo, podem melhorar nosso humor e nos ajudar a gerenciar o estresse. E mesmo que jogar Tetris seja uma maneira confiável de atingir o fluxo, outros videogames “absorventes” também funcionariam. Tetris (e possivelmente outros videogames, explicam os pesquisadores), se jogados no nível apropriado, ou um pouco acima de suas habilidades, é perfeito!

“O fluxo requer um equilíbrio delicado – explicam eles – e é mais facilmente alcançado com atividades que desafiam a pessoa de alguma forma, mas não muito, que dão objetivos claros e realizáveis ​​e que forneçam à pessoa um feedback sobre como ela está indo”.

E se você preferir não se ater ao seu dispositivo digital, não se preocupe:

“pense em uma atividade que chama sua atenção”, diz Elizabeth Dunn, psicóloga da University of British Columbia. Para mim, é mountain bike. Para você, poderia ser xadrez ou balé“.

Em suma, o que a nova pesquisa sugere é que, mesmo em tempos difíceis, devemos nos esforçar para fazer algo desafiador para nos tirar da ansiedade e nos livrar completamente do estresse.

Talvez te interesse ler também:

COMO SUPERAR O ESTRESSE PARA NÃO ADOECER? DEIXA ROLAR! A CIÊNCIA CONFIRMA

CHEIRINHO DE MATO ACALMA, EVITA ESTRESSE E AUMENTA A IMUNIDADE

8 CONSELHOS QUE QUALQUER PSICÓLOGO DARIA PARA COMBATER A ANSIEDADE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...