Cheirinho de mato acalma, evita estresse e aumenta a imunidade


Quando bate aquele estresse ou uma vontade de relaxar, é comum querermos entrar em contato com a natureza. Seja o mar, seja o mato, fugir da selva de pedra traz um conforto para o nosso corpo e para a nossa mente.

Essa intuição natural, que todos nós temos, acaba de ser confirmada por cientistas do Department of Hygiene and Public Health, da Nippon Medical School, em Tóquio, que analisaram o efeito terapêutico do aroma das árvores. Essa descoberta pode contribuir para um tratamento alternativo usando a aromoterapia, visto que os óleos essenciais das árvores podem diminuir a pressão do corpo humano e, ainda, estimular moléculas que combatem várias doenças, entre elas o câncer.

Segundo informou o site Diário de Biologia, os pesquisadores estudaram o efeito de substâncias chamadas fitonetos (óleos essenciais de madeira) sobre o sistema imunológico humano. Os fitonetos aumentaram a atividade das células Natural Killer (NK), próprias do sistema imunológico, em relação à sua capacidade de destruir invasores externos ao organismo, além de impedir a multiplicação de células cancerígenas.

O estudo explica que os odores das árvores entram no nosso corpo diminuindo o nível de estresse e irritação. Quanto mais exposto ao cheiro de verde, mais o organismo reduz a pressão arterial e fortalece a imunidade.

Embora essa pesquisa ainda não esteja concluída, outra já demonstrara que, até mesmo ao olharmos para fotografias com temas de natureza e meio ambiente, relaxamos o cérebro, como se quem as olhasse estivesse de fato sob os efeitos de estar naquele lugar.

A ciência só comprovou aquilo que já sabíamos por experiência própria. Nada como dar aquela escapadinha no final de semana para uma cachoeira no meio do mato, não é mesmo?

Sobre os benefícios do contato da natureza em nossa saúde, leia também:

PARA ENCONTRAR O BOM HUMOR, BASTA FAZER UMA BREVE CAMINHADA AO VERDE

ÁREA VERDE EM HOSPITAIS AJUDARIA NA RECUPERAÇÃO DO PACIENTE

BANHO DE FLORESTA – UMA PRÁTICA CURATIVA ADOTADA PELOS JAPONESES




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...