perder peso com gengibre
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Como perder peso com gengibre?

Perder peso é um objetivo de muitas pessoas, principalmente quando se aproxima o verão. Infelizmente não existe milagre para perder peso, mas ainda bem que a natureza nos oferece alimentos, temperos e substâncias naturais que, aliados à uma alimentação saudável associada à atividade física, certamente podem ajudar.

É o caso do gengibre, uma raiz forte muito utilizada na culinária japonesa, que vem ganhando cada vez mais espaço não só em nossa culinária, mas também para ser utilizado em tratamentos alternativos e, por que não, como um aliado na perda de peso?

Isso mesmo! Devido às propriedades que possui, o gengibre ajuda na queima de gordura, pois acelera o metabolismo, facilita a digestão e alivia a sensação de fome.

Por isso, vamos saber mais sobre suas propriedades, como e quanto consumir, bem como quais são as contraindicações.

GENGIBRE, PROPRIEDADES DE EMAGRECIMENTO

O gengibre auxilia na perda de peso graças a alguns ingredientes ativos que tornam suas propriedades ainda mais interessantes. É o caso do gingerol (que dá o sabor picante a ele), uma substância termogênica que aumenta a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e, consequentemente, queimando mais gordura.

Todo este processo é favorecido por um estilo de vida equilibrado, seguido por uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos, seja esporte ou até mesmo uma caminhada de pelo menos 30 minutos por dia.

Além do emagrecimento, o gengibre também favorece a digestão de carboidratos e proteínas, melhorando a absorção de nutrientes, ajuda a eliminar gases intestinais, aliviando a sensação de inchaço, mas o melhor de tudo isso, ajuda a controlar a fome.

De forma resumida, podemos dizer que o gengibre é útil para perder peso porque:

  • Acelera o metabolismo
  • Permite queimar mais gordura
  • Favorece a digestão de proteínas e carboidratos
  • Ajuda a diminuir o tamanho da barriga
  • Promove sensação de saciedade, retardando a fome

GENGIBRE, COMO USÁ-LO PARA PERDER PESO?

Para obter os benefícios do gengibre na perda de peso, recomenda-se adicionar um pouco desta especiaria no centrifugado, no suco de frutas e legumes (sugestão: maçã e gengibre ou cenoura e gengibre).

Pode-se também ralar um pouco de gengibre sobre os vegetais ou mesmo junto à comida, nas principais refeições.

Se preferir, experimente mastigar alguns pedaços entre as refeições. Pode parecer difícil no começo, mas com o tempo irá se acostumar e o gengibre passará a ser uma ótima opção de “lanche” para tapear a fome. Obviamente, deve-se evitar o gengibre cristalizado ou seco, pois são muito ricos em açúcares e não indicados para quem deseja perder peso.

Outra maneira recomendada é preparar um chá de gengibre e enriquecê-lo com um pouco de suco de limão fresco. Esta combinação de ingredientes naturais é particularmente adequada para aqueles que querem perder peso, pois por um lado o gengibre ativa o metabolismo e permite queimar mais gordura, por outro, o limão promove a diurese e ajuda a desintoxicar o corpo.

A infusão de gengibre com limão pode ser consumida várias vezes durante o dia, tanto quente quanto fria. Caso prefira uma bebida mais refrescante no verão, prepare uma água aromatizada com gengibre e limão.

Também é possível preparar um óleo aromático para usar quando necessário. No entanto, não exagere na dose, pois o objetivo é a perda de peso. Use o óleo com sabor de gengibre de forma moderada em alguns pratos.

Resumindo, podemos usar o gengibre das seguintes maneiras:

  • no centrifugado
  • em sucos
  • Ralado sobre vegetais ou outros pratos
  • Em pedaços como “lanche”
  • Em infusões ou chá de ervas, adicionando limão para potencializar os efeitos
  • Na água aromatizada
  • Como óleo aromático

GENGIBRE, QUANTO COMER POR DIA?

Comer gengibre esporadicamente promove uma série de benefícios para a saúde, mas se o intuito é o emagrecimento, o consumo de gengibre deverá ser diário e a quantidade varia de 10 a 30 gramas de raiz fresca.

Caso prefira o pó seco, a quantidade máxima deve ser mais baixa, cerca de 3 a 4 gramas. Doses mais elevadas não são recomendadas, pois podem provocar distúrbios gastrointestinais e também erupções cutâneas.

Lembrando sempre que, se o intuito é perder peso usando o gengibre ou outros remédios naturais, o ideal é associar o consumo destes com uma nutrição adequada. Por isso recomenda-se entrar em contato com um nutricionista especializado para que ele possa avaliar a situação e direcionar o melhor tratamento para que se possa atingir a meta de maneira saudável.

GENGIBRE, CONTRAINDICAÇÕES

O consumo de gengibre não é indicado para pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes e antiplaquetários, pois nestes casos o gengibre irá potencializar os efeitos dos remédios causando efeitos colaterais. Por isso, consulte seu médico antes de fazer o uso dessa especiaria.

Além disso, deve-se tomar cuidado com o consumo de gengibre em excesso, pois isso pode causar danos no sistema gastrointestinal.

Por fim, há casos de alergia à esta raiz, embora sejam raros. Por isso, se consumir pela primeira vez, preste atenção a qualquer reação em seu corpo. Caso apareça algum efeito colateral, suspenda o consumo imediatamente e procure um médico.

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Sobre Eliane A Oliveira

Eliane A Oliveira
Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para GreenMe desde 2018.

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