Dados sobre o câncer – impressionante! Uma a cada 5 ou 6 pessoas terão a doença


Dados do último relatório estatístico sobre o câncer no mundo constata que um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres terão câncer em algum momento de suas vidas.

O documento, que foi divulgado na última quarta-feira, é elaborado anualmente pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, instituição ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), que avalia 36 tipos de câncer em 185 países, segundo informa a BBC.

Os casos da doença no mundo estão aumentando, além de muitos deles levarem à morte. Em 2018, estimam-se 18,1 milhões de novos casos de câncer no mundo, sendo que 9,6 milhões devem resultar em morte. Em comparação com 2012, foram 14,1 milhões de casos e 8,2 milhões de mortes.

Doença de rico

O relatório diz que: “O aumento da incidência de câncer se deve a diversos fatores, incluindo o crescimento e o envelhecimento da população“.

Outra provável causa é a relação do câncer com o desenvolvimento dos países, uma vez que tem caído o número de casos de câncer decorrentes da pobreza e aumentado os casos de câncer relacionados à vida moderna e industrializada.

Tipos de câncer mais comuns

Os três tipos de câncer mais comuns em 2018 são de: pulmão, mama e o colorretal, que afeta o intestino grosso.

A incidência do câncer de pulmão é de 11,6%, mesmo percentual do câncer de mama. Já o câncer de colorretal é responsável por 10% dos registros da doença.

Os outros tipos mais comuns são o câncer de próstata (7%) e o câncer de estômago (5,7%).

Em relação ao tipo que causa mais mortes, o primeiro é o de pulmão: cerca de 1,8 milhão de pessoas morre por causa da doença. A razão desse número elevado é devido à falha no diagnóstico. Em seguida, estão os cânceres de colorretal, estômago e fígado.

Embora o câncer de mama seja um dos mais comuns, está em 5º lugar na lista de mortalidade. Essa posição se deve ao acerto nos diagnósticos.

Lugares onde há maior incidência da doença

Outro dado relevante do relatório está na indicação geográfica da incidência da doença. A Ásia é o continente mais afetado pelo câncer, visto que também é o mais populoso. A América registra 21% dos casos do mundo.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no estudo, o câncer apresenta uma grande diversidade de tipos e padrões em todo o mundo. Eles recomendam que as políticas públicas dos países avaliem as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento para esses diferentes tipo de câncer.

Talvez te interesse ler também:

VIVIANE BILESKI E SUA SUPERAÇÃO AO CÂNCER DE OVÁRIO. COMO SUA VIVÊNCIA PODE AJUDAR OUTRAS MULHERES QUE ENFRENTAM UM CÂNCER

BRÓCOLIS, REPOLHO E COUVE CONTRA O CÂNCER DE INTESTINO

AUMENTO DE CASOS DE CÂNCER DE PULMÃO PREOCUPA, INCLUSIVE, NÃO FUMANTES




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...