Você está com essas bolinhas no braço? A causa poderá te surpreender


Se você notou estar com bolinhas na parte de trás dos braços, você pode sofrer de um problema que aparentemente não tem nada a ver com imperfeições da pele. Veja o que pode ser.

São principalmente as mulheres que às vezes apresentam o dorso dos braços coberto por pequenos grãos rugosos que podem ser amarelos ou vermelhos claros. Esse problema, que muita gente chama de “pele de frango” ou “pele de galinha”, também pode aparecer nas pernas ou em outras áreas, e nenhum homem está completamente isento dele.

Estas pequenas bolhas não têm nada a ver com acne nem mesmo com espinhas. De acordo com alguns especialistas a aparência deste defeito na pele, conhecido como queratose pilar (pois há um excesso de queratina na pele), poderia estar relacionado à intolerância ao glúten, ou seja, à hipersensibilidade que algumas pessoas têm às proteínas encontradas no trigo, cevada, espelta e outros cereais e ou à carência de alimentos ricos em vitamina A e ácidos graxos, resultantes de má absorção intestinal causada pelo glúten.

Queratose pilar e intolerância ao glúten

A queratose nem sempre é um sintoma de intolerância ao glúten, mas a probabilidade de se tratar desse problema aumenta se, junto com a aparência dessas bolhas, você também notar:

  • Dor de estômago ou inchaço: especialmente depois de comer alimentos que contenham glúten.
  • Atordoamento e tontura: sempre depois de consumir alimentos com glúten
  • Pele irritada: seca ou com comichão em outras áreas do corpo (incluindo urticária)
  • Enxaqueca crônica
  • Mudanças de humor repentinas
  • Fibromialgia: dor nos tendões e músculos

Se você notar a aparência dessas bolhas, aconselhamos que você tente eliminar o glúten de sua dieta, pelo menos por um período, para avaliar se há qualquer melhora nos sintomas.

O conselho para consultar um especialista é sempre válido, neste caso um dermatologista, que fará todas as investigações necessárias e recomendará um tratamento indicado para tua situação específica.

Talvez te interesse ler também:

CONHEÇA OS CEREAIS SEM GLÚTEN E VARIE O TEU CARDÁPIO

TUDO SOBRE ALERGIA ALIMENTAR → TIPOS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

DOENÇA CELÍACA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...