O futuro chegou no Brasil, único país a gerar bebê em útero transplantado de doadora morta


Parece filme de ficção científica! Realmente o futuro já chegou e promete resolver qualquer problema de saúde. Seremos amortais, quase-deuses. Já pensou? Mas é isso o que vem em mente ao saber que já existe um bebê gerado em útero transplantado e de doadora morta. O bebê é uma menina, já tem quase um ano de idade e é brasileira!

A mãe, hoje com 34 anos, que gestou a menina paulistana recebeu o útero de uma doadora falecida, conforme informou o Globo. O caso é o primeiro no mundo e o transplante de útero fora realizado em São Paulo, no Hospital das Clínicas da USP.

O caso está publicado na revista “The Lancet”.

A mãe da criança, que nasceu sem útero, teve um útero transplantado de uma doadora falecida e compatível. O órgão recém-doado fora subitamente transplantado em uma operação de 10,5 horas! Após sua recuperação com medicamentos imunossupressores (para que seu organismo não rejeitasse o novo órgão) a paciente acolheu os embriões fertilizados in vitro anteriormente, provenientes de seus próprios óvulos, 7 meses após o transplante. A criança se desenvolveu bem tendo nascido de parto cesáreo com 35 semanas. Depois do nascimento o útero fora removido.

Os médicos e pesquisadores do Centro de Reprodução Humana no Hospital das Clínicas em São Paulo já vinham estudando e testando em animais o transplante de útero. Com doadoras vivas, houve alguns poucos casos de sucesso de crianças nascidas vivas. Este é o primeiro caso de sucesso com transplante de doadora morta.

É uma excelente notícia para quem busca engravidar a todo custo, mas o futuro realmente nos assusta!

Talvez te interesse ler também:

ELON MUSK E SEUS PROJETOS CONTRA A EXTINÇÃO DA HUMANIDADE

ENGRAVIDAR ESTÁ DIFÍCIL? O QUE FAZER NESTE CASO?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...