Caxumba – Como eu reconheço e me curo?

Caxumba – Como eu reconheço e me curo?

Mais comum em crianças e adolescentes, a caxumba é uma doença que raramente gera complicações. No entanto, como toda enfermidade, é importante ficar de olho, pois existem riscos, ainda que pouco frequentes, de consequências mais sérias.

A caxumba é uma infecção viral transmitida por via respiratória, pelas secreções, como gotículas de saliva, urina, sangue e leite materno. A caxumba causa inflamação e inchaço das parótidas, glândulas que ficam localizadas perto das orelhas.

O vírus da doença pode ficar incubado por até 3 semanas. Existem alguns sintomas mais relevantes que caracterizam essa enfermidade. Conheça alguns.

Como reconhecer a caxumba

Embora a caxumba possa ser assintomática, existem alguns sintomas que podem indicar a contaminação pela doença. Os sinais, geralmente, aparecem entre 2 e 3 semanas após a transmissão. Entre os principais sintomas da caxumba, estão:

  • Inchaço nas glândulas salivares
  • Dificuldades para engolir
  • Febre alta
  • Dores de cabeça, musculares e ouvido
  • Boca seca
  • Fraqueza
  • Perda de apetite
  • Inchaço nos testículos/ovários

Como tratar

Não existe medicação para tratamento da caxumba, pois, por se tratar de um vírus, todo tratamento é feito apenas para aliviar os sintomas. O próprio organismo se encarrega de eliminar a doença.

Por isso é essencial repousar, se alimentar bem e comer alimentos fáceis de mastigar para não sobrecarregar a região, que fica bastante dolorida. Hidratar-se e evitar contato frequente com outras pessoas também são essenciais.

Os objetos pessoais, como toalhas, talheres e copos, devem ser separados do restante dos moradores da casa para evitar contaminações.

Uma vez que tenha pego a doença, a pessoa fica imune a ela. A melhor forma de prevenção da caxumba é a vacinação, que tem eficácia de 97%.

Talvez te interesse ler também:

VOCÊ SEMPRE ACORDA NA MESMA HORA DA NOITE? VEJA O QUE TEU CORPO TEM A TE DIZER

VOCÊ SABIA? PÍLULA ANTICONCEPCIONAL PODE MUDAR A FORMA DO CORPO!

ANSIEDADE? ESTRESSE? JOGUE TETRIS QUE PASSA! PALAVRA DA CIÊNCIA

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *