Você sabia? Pílula anticoncepcional pode mudar a forma do corpo!


A pílula anticoncepcional é considerada uma grande vilã das mulheres que querem perder peso e isso tem uma explicação. Uma só não… várias! E nós vamos entender o porquê.

A maioria das mulheres afirma que engordaram após fazer uso da pílula anticoncepcional, mas na verdade sabemos que não é bem isso. O fato é que o aumento de peso ocorrido após certo tempo do uso da pílula se dá pela retenção de líquido que ela causa, efeito colateral comprovado cientificamente.

No entanto, uma pesquisa publicada no site da BBC Future informa que, além da retenção de líquido, pílulas anticoncepcionais causam outras mudanças no corpo feminino relacionadas ao ganho de massa muscular e também ao acúmulo de gordura.

Vamos saber mais sobre isso?!

Massa muscular

Uma pesquisa realizada em 2009 pelo fisiologista Steven Riechman da Universidade A&M do Texas, identificou que mulheres que usavam pílula anticoncepcional, quando submetidas aos testes com exercícios físicos de resistência num grupo homens e mulheres, ganharam 40% menos massa muscular do que as outras que não faziam uso da pílula.

A pesquisa de Steven tinha o intuito apenas de estudar como a composição genética de cada indivíduo pode afetar sua capacidade de ganhar massa através dos exercícios físicos. No entanto, esse resultado obtido através da pesquisa, onde foram sondados os hábitos de vida dos participantes, chamou sua atenção.

Sabemos que os homens por natureza tem mais facilidade de ganhar massa muscular do que as mulheres, justamente por terem maior massa corporal que elas, cerca de 38% nos homens e 31% nas mulheres. Isso ocorre porque os homens possuem mais hormônios anabolizantes como por exemplo os esteróides, mais conhecidos como DHEA.

As mulheres também produzem este hormônio, porém em menor quantidade. E, para a infelicidade das praticantes de atividades que exijam o ganho de massa muscular, como o CrossFit por exemplo, mulheres que fazem uso de pílulas anticoncepcionais são ainda mais prejudicadas nesse quesito.

No entanto, a pesquisa identificou que não era com todas as mulheres que tomavam pílula que isso acontecia, mas apenas com aquelas que tomavam pílulas que continham progesterona sintética na composição. Ao que tudo indica, a progesterona compete com a proteína, bloqueando os sinais para o aumento da massa muscular.

Segundo o pesquisador, essa constatação ainda não é definitiva e deverá ser acompanhada para uma real comprovação.

Armazenamento de gordura

Além da diminuição da massa muscular, a ingestão de pílula anticoncepcional também está relacionada com o percentual de gordura adquirido, bem como o local onde a gordura é armazenada no corpo feminino.

Por exemplo, no corpo das adolescentes, o estrogênio e a progesterona são responsáveis pelas características femininas, como quadris e seios maiores, o famoso “corpão violão”. Essa alteração que ocorre no corpo feminino está muito relacionada às alterações hormonais, pois aquela gordurinha que se acumula ao redor das coxas, quadris e seios, contém muitos receptores de estrogênio.

Ao ingerir pílulas anticoncepcionais, consequentemente mais estrogênio é enviado para o organismo fazendo com que haja um aumento de gordura nas partes relacionadas acima, mudando a forma do corpo feminino de violão para corpo em forma de pêra, ou seja, excesso de gordura nas coxas, quadris e abdômen.

Inchaço celular

Como dissemos no início desse artigo, o efeito colateral mais comum da pílula anticoncepcional é o inchaço provocado pela retenção de líquidos. Essa sensação desagradável do inchaço ocorre porque o estrogênio também afeta a forma como o corpo metaboliza a água, influenciando a produção de certas proteínas nos rins.

O líquido acumulado no corpo também penetra nas células de gordura, inclusive nas regiões que mais as contém, como coxas, seios, barriga e quadris. Por isso as mulheres sofrem tanto com a deformação de seus corpos, atribuindo isso ao uso dos anticoncepcionais.

Mas não só as mulheres que tomam pílula sofrem com essa retenção. Boa parte das mulheres em período pré-menstrual se sentem inchadas justamente por causa das alterações hormonais que ocorrem neste período.

Até aí é uma situação normal, pois o estrogênio produzido naturalmente pelo corpo não é prejudicial. O problema ocorre quando há uma alta ingestão de estrogênio sintético, o qual é bem mais potente do que o natural.

As pílulas anticoncepcionais contêm altas doses de estrogênio sintético e elas são ingeridas diariamente. Imagina só o estrago que isso faz no organismo? Isso explica tanta alteração de humor e outros problemas de saúde relacionados às alterações hormonais “anormais” que ocorrem nas mulheres que tomam pílula.

Claro que a pílula é eficaz no controle da natalidade, bem como para evitar uma gravidez indesejada e tratar alguns problemas no útero como, miomas, ovários policísticos, entre outros. Porém, se pensarmos bem nos efeitos colaterais que as pílulas anticoncepcionais causam não só na forma do corpo feminino, mas também no psicológico, certamente iriam parar de tomar.

Câncer de mama

Por fim, esta mesma pesquisa levantou a hipótese do aumento dos casos de câncer de mama relacionado ao uso de pílulas anticoncepcionais. Tanto pelo fato do aumento dos seios, como pelo inchaço das células de gordura que também compõem essa parte do corpo feminino quase que em sua totalidade.

Porém, estas pesquisas ainda não tiveram comprovação científica e precisam ser acompanhadas pelos especialistas envolvidos.

Contudo, concluímos que a pílula anticoncepcional, apesar de ser eficaz para o propósito para o qual ela foi criada, provoca muito mais efeitos negativos para a mulher. Diversas pesquisas sobre ela são feitas com frequência, algumas indicam inclusive que ela .

Por isso, vamos nos informar mais e buscar alternativas menos prejudiciais tanto para o corpo feminino quanto para o meio ambiente.

Afinal, existem outras formas de se prevenir que não seja apenas de responsabilidade da mulher.

Talvez te interesse ler também:

PÍLULA DO DIA SEGUINTE NÃO É ÁGUA: CONHEÇA OS RISCOS E TENHA CUIDADO

CONHEÇA OS CONTRACEPTIVOS DADOS GRATUITAMENTE PELO SUS

DIAFRAGMA: COMO FUNCIONA E QUANTO CUSTA?




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...