Estar abaixo do peso te faz viver 4 anos a menos


Estar abaixo do peso, assim como estar acima, pode reduzir nossa expectativa de vida em 4 anos.

Ser muito magro ou muito gordo pode aumentar significativamente o risco de morrer mais jovem. Os quilos a menos, que às vezes persistimos em perder cada vez mais, assim como os quilos extras, também são uma fonte de perigo de desenvolver doenças graves.

Isto é o que emerge de uma pesquisa realizada pela London School of Hygiene & Tropical Medicine, que analisou os dados de 3,6 milhões de britânicos e 367.512 mortos em um dos maiores estudos do gênero, que envolveu quase 2 milhões pessoas no Reino Unido.

A partir dos 40 anos, segundo os pesquisadores, as pessoas que se classificam nas extremidades superior ou inferior da escala do ƍndice de Massa Corporal (IMC) tĆŖm mais chances de viverem menos.

O Ć­ndice de massa corporal Ć© calculado dividindo o peso de um adulto pelo quadrado de sua altura e, o nĆ­vel de IMC que pode ser definido como “saudĆ”vel” varia de 18,5 a 25.

O estudo sobre o nƭvel ideal de peso mostrou que a expectativa de vida de homens e mulheres obesos foi, respectivamente, 4,2 e 3,5 anos menor do que a de toda a faixa de peso corporal saudƔvel. A diferenƧa entre homens e mulheres com baixo peso foi de 4,3 anos (homens) e 4,5 anos (mulheres).

O índice foi associado a todas as categorias de causas de morte, com exceção de acidentes relacionados ao transporte, incluindo câncer, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias.

“Para a maioria das causas de morte, descobrimos que havia um nĆ­vel ‘ideal’ de IMC, com o risco de morte aumentando tanto abaixo quanto acima desse nĆ­vel. Para a maioria das causas de morte, quanto maior a diferenƧa de peso, maior a associação que observamos com o risco de mortalidade”, disse Krishnan Bhaskaran, autor do relatório.

O que isso significa? Que tanto ser gordo quanto ser magro demais reduz a expectativa de vida.

Vamos tentar manter o peso dentro do que se considera normal e saudÔvel e não dentro do padrão ditado pela moda, tv, etc. Comer de forma saudÔvel e acima de tudo ter uma dieta variada, nunca se esquecendo da quantidade certa de atividade física, o sono regular, menos estresse e extravagâncias.

Talvez te interesse ler tambƩm:

A MAIORIA QUER EMAGRECER, MAS TEM GENTE QUE PRECISA ENGORDAR: ANOREXIA E BULIMIA

COMO ENGORDAR COM SAƚDE: 11 ALIMENTOS CALƓRICOS E SAUDƁVEIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de PsicanƔlise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentƔrio...