Os pernilongos te amam? Descubra porquê

porquê os pernilongos te amam

Você tem a impressão de ser a vítima preferida dos pernilongos? Saiba que há uma razão. Os mosquitos não picam de forma aleatória, mas escolhem com cuidado quem picar com maior frequência. Ou seja, eles têm preferências muito específicas, as quais explicam o porquê os pernilongos picam mais algumas pessoas que outras.

Sangue, suor, odor da pele, cor e movimento estão entre os fatores que atraem mais os mosquitos. Alguns estudos científicos demonstram que 20% da população é o principal alvo dos mosquitos. O que atrai esses insetos são principalmente os estímulos visuais e olfativos.

Os mosquitos são atraídos, principalmente no crepúsculo, pelos estímulos visuais, por pessoas que usam roupas de cores escuras como preto, azul marinho e vermelho escuro, e que estão em movimento.

Só as fêmeas picam! Além de escolheram as vítimas pelo "visual", elas vão também pelo cheiro. E o que conta nesse caso, é a quantidade de dióxido de carbono emitido durante a respiração, o que pode ser maior em mulheres grávidas e em pessoas que estão com uns quilinhos a mais.

pernilongos

O cheiro da pele, bem como a sua temperatura, atrai os mosquitos que parecem adorar a pele quente que emite estímulos olfativos específicos, os quais devem ainda ser estudados com maior profundidade.

Ao contrário do que se pensa, os mosquitos não procuram o nosso sangue para se alimentarem, mas sim para obterem uma proteína necessária para o desenvolvimento de seus ovos. Seu sangue favorito é aquele pertencente ao grupo sanguíneo O.

Qual seria a vítima hipotética ideal dos pernilongos, muriçocas, mosquitos e carapanãs? Uma mulher um pouco acima do seu peso ideal por causa da gravidez, pertencente ao grupo sanguíneo O, que decidiu usar um vestido de cor escura para fazer um passeio ao ar livre em uma noite quente de verão :)

Leia também:

seta

PERNILONGOS: POR QUE É IMPOSSÍVEL ESCAPAR DAS SUAS PICADAS?

seta

PERNILONGOS PREFEREM OS CERVEJEIROS