Puberdade precoce, um problema cada vez mais comum – Causas, sintomas, diagnóstico e tratamentos

  • atualizado: 
Puberdade

Se tem uma fase transformadora na vida de uma pessoa, essa fase é a puberdade. E essa transformação é literal. O corpo muda para acompanhar a mentalidade, que vai amadurecendo. No entanto, justamente por ser impactante, costuma trazer expectativas e até mesmo uma dose de sofrimento na vida das crianças. Por isso é importante que a puberdade aconteça no tempo certo.

No entanto, é cada vez mais comum a antecipação dessa fase. É a chamada puberdade precoce. Conheça abaixo mais informações sobre o assunto, bem como quais as causas, sintomas e tratamentos.

1. O que é Puberdade e o que é Puberdade Precoce

A puberdade ocorre quando o cérebro começa a enviar sinais para o corpo de que é chegada a hora de "amadurecer". Com isso há a liberação dos hormônios denominados gonadotrofinas, responsáveis por estimular o crescimento dos órgãos sexuais. Esses, por suas vezes, secretam hormônios sexuais – testosterona ou estrogênio – dando início à puberdade.

Em suma, é quando a criança deixa de ser criança e passa a ganhar características de adultos.

Geralmente a puberdade ocorre entre os 9 e 16 anos. Se acontecer antes dos 9 anos (no caso dos meninos) e antes dos 8 (no caso das meninas) é considerada puberdade precoce.

2. Sintomas da Puberdade Precoce

puberdade 2

Os sinais que indicam uma possível puberdade precoce são os mesmos da puberdade, no geral. A diferença é que eles aparecem antes do normal.

Nas meninas há o crescimento das mamas, da estatura, aparecimento de pelos e sangramento vaginal.

Geralmente depois de dois anos do aumento dos seios surge a primeira menstruação – a menarca -, que marca o término da infância e início da vida adulta. As meninas podem ainda sentir cólicas e apresentar aumento da gordura dos quadris e no bumbum.

Nos meninos, há o crescimento dos testículos, aparecimento de pelos, crescimento mais acelerado e alterações na voz. Em ambos os casos, é comum que a pele fique mais oleosa e que ocorra aumento da produção do suor, graças a ação dos hormônios.

3. As Causas da Puberdade Precoce

A puberdade precoce ocorre graças a um aumento antecipado da ação dos hormônios sexuais no organismo. E essa antecipação pode ser originada do próprio organismo, que começa a produzir, ou da exposição a algum medicamento.

Ainda não são conclusivas as explicações sobre os motivos que levam algumas crianças a produzirem hormônios sexuais antes da hora, mas existem várias possíveis causas, que vão desde o componente genético, até mesmo à obesidade e o sobrepeso, bem como o contato com desreguladores endócrinos, presentes em agrotóxicos e alguns tipos de plástico, como o Bisfenol A.

Existem estudos mostrando que grandes quantidades de soja também podem provocar essa antecipação. Além de todas essas possíveis causas, a puberdade precoce pode ser provocada por uma doença, como um tumor ou anomalia no cérebro.

4. Diagnóstico e Tratamento

É importante que os pais observem a criança para verificar possíveis sinais de puberdade precoce, pois a antecipação dessa fase pode gerar transtornos psicológicos e aumentar as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer na vida adulta.

Uma das consequências da puberdade precoce é o risco de que a criança fique com baixa estatura, graças à ação hormonal acelerada, mas de curta duração, o que impede que o desenvolvimento se estenda por mais tempo.

Para fazer o diagnóstico da puberdade precoce, o médico pode pedir uma radiografia de mão e punho para verificar a idade óssea, e também exames de sangue para checar a quantidade de hormônios no organismo.

Exames de imagem, como ressonância magnética e ultrassom, também podem ajudar no diagnóstico.

O tratamento vai depender do que causou essa antecipação da puberdade. Se for ocasionado por uma produção hormonal antes da idade correta, o especialista pode receitar terapia hormonal para fazer a puberdade regredir. Caso a precocidade seja causada por uma doença, como tumor, pode ser necessário procedimento cirúrgico. Em alguns casos, apenas o acompanhamento médico é indicado. Mas tudo vai depender do quanto a entrada na puberdade precoce pode ser prejudicial para a criança, em nível emocional e físico.

5. Por que a Puberdade Precoce é cada vez mais comum?

puberdade 3

Leia também: CRIANÇA NÃO NAMORA, NEM DE BRINCADEIRA: CHEGA DE EROTIZAÇÃO INFANTIL!

Antigamente era normal que a puberdade chegasse mais tarde. As meninas, por exemplo, menstruavam por volta dos 17 anos. Atualmente, o mais comum é que seja aos 12, o que mostra que essa fase está chegando cada vez mais cedo na vida das crianças.

As meninas tendem a ser mais afetadas pela puberdade precoce, mas os meninos têm mais riscos de apresentarem casos mais graves dessa manifestação.

A obesidade e o sobrepeso são fatores relevantes entre as causas da puberdade precoce, já que o tecido gorduroso é responsável também por secretar estrógeno, o que pode servir como gatilho para as alterações da puberdade. Meninas tendem ainda a menstruar em idade similar à das mães, o que aponta para um fator genético importante.

Alguns estudiosos apontam que o Bisfenol presente em vários tipos de plástico e os pesticidas usados na agricultura podem acelerar as ações hormonais que levam à puberdade precoce. A alimentação também pode estar por trás do aumento nos casos, bem como a constante sexualização das crianças, principalmente pela mídia, e o estresse familiar, em decorrência de violência ou perda de entes queridos, por exemplo.

O mais importante, caso os pais desconfiem que a criança está passando por isso, é procurar um especialista para que ele faça o diagnóstico e inicie o tratamento, se for necessário.

Sobre crianças e adolescentes, talvez te interesse ler também:

CHEIRO DE SUOR EM CRIANÇAS – O QUE FAZER?

60% DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS NÃO USARAM PRESERVATIVO NO ÚLTIMO ANO

CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESTÃO ENTRE OS MAIS CONTAMINADOS PELO USO DE AGROTÓXICOS NA LAVOURA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!