Drenagem linfática: o que é, benefícios, como fazer em casa (FOTOS)


Quem se preocupa com a saúde ou com a estética provavelmente já ouviu falar da drenagem linfática e seus impressionantes benefícios. Com efeitos a curto e a longo prazo, a drenagem linfática caiu no gosto popular daqueles que procuram por resultados expressivos, trazendo melhorias para o organismo como um todo.

 

O que é drenagem linfática

A drenagem linfática nada mais é do que uma técnica de massagem ou terapia corporal utilizada para facilitar a circulação da linfa e também a sua expulsão do organismo. Embora o sistema linfático seja conhecido desde 450 a.C pelas observações de Hipócrates, somente em 1892 a drenagem linfática manual começou a se popularizar pela humanidade.

A drenagem linfática manual deve sempre ser realizada por um profissional qualificado. Aqui veremos como realizar a drenagem linfática simples, feita no conforto de nossa casa.

Benefícios da drenagem linfática

Por facilitar a circulação e eliminação da linfa, a drenagem linfática pode trazer os seguintes benefícios:

• Ativação da circulação sanguínea

• Redução da retenção de líquidos

• Relaxamento corporal

• Combate à celulite

• Melhora de quadros de inchaço

• Melhora o aspecto da pele

• Redução de stress e tensão

• Redução de líquidos do corpo em geral

Como fazer em casa a drenagem linfática

É possível realizar a drenagem linfática simples em casa. Obviamente, orienta-se buscar pela opinião de um médico ou profissional de saúde antes de praticar. Você precisará de um ambiente calmo, livre de incômodos externos e que não haja nenhuma distração (gente chegando, saindo, falando e etc.).

Para inchaço do braço

inchaço do braço

Fonte foto

Esta drenagem serve para aliviar o inchaço de um ou dois braços.

círculo verde Na posição 1 conforme na imagem, use os dedos (pode ser o indicador e o médio) para esticar a pele para cima na direção da axila. Repita 5 vezes

círculo verde Na posição 2, faça um movimento suave com a mão toda para esticar a pele para o lado que não esteja inchado, devagar. Repita 5 vezes. Faça o mesmo movimento na posição 3

círculo verde Depois que fizer na posição 3, repita com a outra mão na mesma posição (3) e repita nas posições 4 e 5.

Drenagem linfática para inchaço da perna

inchaço da perna

Fonte foto

Este exercício serve para tratar o inchaço de uma ou duas pernas.

círculo verde Na posição 1 do mesmo lado em que está a perna afetada, use os dedos para esticar a pele gentilmente para dentro da axila. Deixe a mão plana. Repita 5 vezes

círculo verde Repita o mesmo movimento nas demais posições (2,3 e 4), sempre pressionando e puxando a pele levemente em direção interna para a axila. Cada posição deve ser repetida 5 vezes antes de partir para a próxima.

Drenagem linfática para inchaço de perna e braços

pernas braco

Fonte foto

Este exercício é capaz de aliviar o inchaço de braços e pernas ao mesmo tempo.

círculo verde Coloque os dedos das mãos nos dois lados do pescoço na posição 1

círculo verde Mova-os gentilmente em direção descendente na parte posterior do pescoço e repita 10 vezes na posição 1, 2 e 3

círculo verde Quando estiver na posição 4, faça um movimento gentil e suave na frente do pescoço em direção à clavícula. Deve ser repetido 5 vezes.

Orientações gerais sobre drenagem linfática

Para que a drenagem linfática seja realizada, é importante a orientação de um médico ou profissional equivalente que esteja regulamentado. A estimulação e ativação das linfas depende de supervisão profissional. Portanto, antes de iniciar qualquer tratamento com drenagem linfática de forma deliberada, busque por opinião de um profissional qualificado.

Especialmente indicado para você:

DORMIR SOBRE O LADO ESQUERDO DO CORPO: TODOS OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS: LEIA ESTAS 6 DICAS!

VEJA COMO O CÉREBRO E O SISTEMA IMUNOLÓGICO ESTÃO CONECTADOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...