/viver/saude-e-bem-estar/6376-diafragma-como-funciona-quanto-custa

Diafragma: como funciona e quanto custa?

  • atualizado: 
Diafragma

Em termos de métodos contraceptivos, existem muitas opções no mercado, algumas mais simples, como o preservativo, e outras mais elaboradas, como injeções anticoncepcionais, DIU e diafragma. Esse último – embora não seja tão utilizado quanto os outros métodos – é uma forma de prevenir a gravidez, caso a mulher não goste muito da ideia de utilizar remédios e similares. A ideia desse método é criar uma barreira que impeça os espermatozoides de chegarem ao útero. Conheça abaixo mais informações sobre o diafragma.

O que é diafragma?

O diafragma é um método contraceptivo de barreira, assim como o preservativo. Ele é feito de silicone e látex, tem a forma de uma cúpula e vários tamanhos.

É importante procurar um especialista, antes de aderir a esse contraceptivo, para saber se é o mais indicado e qual o tamanho ideal, pois o aparelho pode variar entre 50 mm e 150 mm.

Como funciona?

O diafragma protege o colo do útero da mulher da entrada de espermatozoides, prevenindo assim a fecundação.

Deve ser colocado antes da relação sexual e retirado, no máximo, 24 horas depois. O diafragma pode ser utilizado mais de uma vez. Para ser mais eficaz, recomenda-se uso de um espermicida em conjunto.

Vantagens e desvantagens

Assim como outros métodos contraceptivos, o diafragma também tem vantagens e desvantagens. Todas essas questões devem entrar na equação na escolha. Conheça abaixo quais são elas:

Vantagens:

  • Por ser um método de barreira, não utiliza hormônios;
  • É relativamente barato, tendo em vista que pode ser usado por até 3 anos;
  • Não possui riscos à saúde;
  • Pode ajudar na prevenção do câncer de colo de útero;
  • Quando usado corretamente, tem eficácia entre 90 e 98%.

Desvantagens:

  • Não protege de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST);
  • Não pode ser utilizado durante o período menstrual;
  • Pode ser desconfortável durante e após a relação sexual;
  • Requer habilidade da mulher na colocação do aparelho. Um mal posicionamento pode comprometer bastante a sua eficácia;
  • Não pode ser usado por mulheres que sejam virgens, que tenham alergia ao látex, infecções vaginais, Doença Inflamatória Pélvica ou que tenham alterações anatômicas no canal vaginal e colo do útero.

Como colocar

diafragma como usar

Fonte foto: genitorichannel.it

O diafragma deve ser colocado cerca de 30 minutos antes da relação sexual.

A mulher deve lavar bem as mãos, em primeiro lugar, depois colocar um espermicida na parte interna do diafragma, dobrar o aparelho com a ponta redonda para baixo, introduzir o diafragma na vagina, empurrar e ajustar para que ele fique corretamente inserido.

Após a relação sexual, o recomendado é que a mulher fique com o diafragma por cerca de 12 horas para que todos os espermatozoides morram, e não haja risco de uma gravidez não planejada.

Depois de retirado, deve ser lavado com água e sabão neutro, colocado para secar naturalmente e guardado novamente na embalagem.

O melhor diafragma do mundo é o brasileiro

Embora grande parte dos diafragmas sejam feitos de látex, a versão brasileira do produto é feita de silicone. Além disso, dura mais e é melhor adaptável ao corpo da mulher. Por esses motivos é considerado o melhor diafragma do mundo, segundo especialistas.

É um método contraceptivo seguro?

Como todo método contraceptivo, o diafragma também pode falhar, principalmente, quando não é utilizado corretamente.

Quando a mulher usa o aparelho em todas as relações, as chances de engravidar variam entre 4 e 6%. Já quando não há esse cuidado, a taxa pode chegar a 16%.

Os médicos sempre recomendam o uso combinado com outro método, pois isso amplia a capacidade de contracepção, pois caso um falhe, o outro cobre.

Além disso, o diafragma não pode ser usado no período menstrual, pois, do contrário, a mulher estará exposta a infecções e inflamações graves. Vale lembrar que o aparelho não protege das DSTs.

Como saber o tamanho?

Para saber qual o tamanho certo do diafragma a mulher precisa ir ao ginecologista para que ele faça a medição. Por causa disso, o aparelho só é vendido com prescrição médica. Além disso, caso a mulher engorde, engravide, aborte ou passe por alguma cirurgia ginecológica, é necessário verificar com um especialista se há necessidade de ajuste no tamanho, pois nesses casos o colo de útero pode sofrer alterações.

Onde comprar e quanto custa?

Para comprar o diafragma a mulher precisa de uma prescrição médica. O produto pode ser comprado em lojas físicas e onlines, e também pelo fabricante.

Seu custo varia entre R$ 150 e R$ 200.

O SUS também fornece diafragmas, embora de modo bem pontual, atualmente.

Procure um médico

Como mencionado, apesar de a escolha do método contraceptivo ser pessoal, é importante consultar um especialista sempre, pois somente ele poderá orientar a mulher corretamente a respeito do método escolhido.

Planejamento familiar

O planejamento familiar é uma medida essencial para que as pessoas tenham segurança de colocar crianças no mundo apenas quando estiverem prontas.

Lembre-se de considerar a tua condição em particular, antes de escolher o melhor método para você. Por exemplo considere se você é casada, solteira se namora e há quanto tempo, se tem um ou mais parceiros porque sexo seguro evita gravidez indesejada mas também, e principalmente, doenças que ninguém quer pegar.

Existem métodos contraceptivos para todos, basta uma boa pesquisa e a conscientização correta sobre a importância da prevenção.

Talvez te interesse ler também:

ANTINATALISMO: POR QUE É MELHOR NÃO NASCER, SEGUNDO DAVID BENATAR

Fonte foto: girlpower

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!