Outubro Rosa 2016: “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”


O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização cujo objetivo é alertar as mulheres e a sociedade, em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Embora as medidas preventivas sejam alertadas às mulheres durante todo o ano, a campanha acontece especialmente no mês de outubro e tem como símbolo um laço cor de rosa, que, mundialmente, simboliza a luta contra o câncer de mama.

O tema da Campanha Outubro Rosa deste ano é “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. Gilberto Amorim, um dos integrantes da diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), explica que a campanha visa a estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos. Um dos focos desta campanha é alertar o setor público para facilitar o acesso aos exames, segundo informa a EBC.

A deputada Elcione Barbalho, que é Procuradora da Mulher na Câmara, diz que é importante viabilizar o tratamento da doença, pois o diagnóstico precoce sem uma rede de atendimento não adianta para nada. “Não adianta chamar a atenção para a doença e estar aqui nesse momento se não lutarmos por condições de tratamento. Não adianta detectar o câncer e não ter condições para tratar”, alertou a deputada.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo todo. Ele também atinge os homens, mas suas principais vítimas são as mulheres acima de 35 anos.

Prevenção

Conhecer o corpo é a melhor forma de prevenção. Por isso, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que as mulheres se toquem, seja no banho, seja trocando de roupa, para fazerem o autoexame das mamas. Segundo o Inca, deve-se prestar atenção a pequenas alterações mamárias durante o toque.

A cura do câncer de mama está relacionada ao diagnóstico precoce, nos estágios iniciais da doença, quando as lesões são, ainda, pequenas. Por isso é tão importante diagnosticar a doença o quanto antes.

Especialmente indicado para você:

CÂNCER DE MAMA: FATORES DE RISCO, SINTOMAS E O AUTOEXAME

CÂNCER DE MAMA: OS SINTOMAS QUE TODO MUNDO DEVERIA CONHECER




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...