Criolipólise: o que é? Benefícios e Contraindicações

  • atualizado: 
Criolipólise

O mundo da estética está sempre trazendo novos procedimentos para resolver o que consideramos ser um "problema estético", como são por exemplo, as gorduras localizadas. A Criolipólise é um procedimento que ganhou uma enorme fama em 2017, mas há diversas questões envolvendo a saúde que devem ser levantadas antes de aderir a este novo tratamento estético.

Vamos falar mais sobre a criolipólise: o que é este procedimento estético, quais são os seus benefícios e quais são as suas contraindicações.

O que é criolipólise?

É um tratamento norte-americano - criado pelo dermatologista Rox Anderson da faculdade de Medicina de Harvard - no qual, através do congelamento de células de gordura, elas são destruídas.

Devido ao seu grande sucesso, este tratamento que remove as células de gordura, é considerado uma “lipoaspiração” sem cirurgia.

O tratamento é feito com uma máquina especializada, a qual seleciona apenas as células de gordura para congelá-las e destrui-las, não afetando as outras células do corpo. Com o tempo, o fígado vai metabolizando e eliminando essas células.

Esse processo de metabolização da gordura não é tão simples, já que o corpo reage com uma inflamação, por isso é preciso tomar diversos cuidados depois do procedimento para ajudar o organismo a se estabilizar.

Quem pode executar a criolipólise?

Segundo os fabricantes das máquinas, apenas médicos podem executar o tratamento de criolipólise. Ou seja, o ideal é buscar um bom dermatologista que realize o tratamento.

Geralmente, não é preciso fazer antes nenhum exame ou preparação para realizar a criolipólise mas, somente um médico especializado pode fazer ou não tais indicações. 

Quais são os benefícios da criolipólise?

Os principais benefícios são a eliminação das gorduras localizadas e também a diminuição de medidas. Os fabricantes das máquinas afirmam que o tratamento é capaz de eliminar gorduras localizadas que nem mesmo exercícios e dietas poderiam eliminar.

Quais são os resultados da criolipólise?

Os resultados da criolipólise podem ser percebidos após duas semanas da sessão, além disso, o corpo vai eliminando a gordura ao longo do tempo. Com o tratamento é possível ver uma eliminação de até 20% da gordura inicial.

É importante esperar um tempo entre uma sessão e outra para que o corpo responda primeiro e consiga metabolizar as células já congeladas.

Quais são as contraindicações da criolipólise?

A criolipólise é contraindicada em pessoas com sobrepeso e obesas, em grávidas e em pessoas que tenha algum problema na pele e ou sejam sensíveis ao frio.

Quais são os efeitos colaterais da criolipólise?

Em alguns casos, mesmo feita com médicos e equipamento oficial, a criolipólise pode levar à dor na região e também ao surgimento de hematomas.

Quando feita por pessoas não qualificadas e equipamentos genéricos, pode levar até mesmo a queimadura e outros danos mais sérios.

Em alguns casos, também pode acontecer o efeito contrário, ao invés de eliminar as células de gordura, elas são multiplicadas, mas isso é raro e também mais provável em homens.

Onde fazer a criolipólise?

A criolipólise deve ser feita sempre em uma clínica de confiança e com um médico dermatologista ou especializado na área de estética. Além disso, antes de fazer o procedimento converse com outras pessoas que já realizaram e veja os resultados.

Qual é o preço da criolipólise?

O preço da criolipólise pode variar muito, mas sempre desconfie das promoções e preços muito acessíveis. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, uma sessão de criolipólise, varia de mil a mil e quinhentos reais.

A criolipólise causa dor?

A dor é uma questão muito pessoal, por isso, durante o tratamento, tem pessoas que não sentem nada e outras que sentem certo desconforto. Após o tratamento é possível sentir dor na região tratada.

Informações importantes 

A criolipólise não deve ser usada para emagrecimento, mas sim para remoção de gorduras localizadas. Aquelas que ficam depois que você já emagreceu.

Mesmo fazendo o tratamento, é preciso fazer dieta balanceada e exercícios físicos para manter o peso ideal.

O seu corpo passa por um processo de inflamação após o tratamento, por isso é essencial evitar o consumo de alimentos que aumentem esse processo.  

Fonte foto capa: dermalaserclinic