Spirulina: o que acontece ao corpo se a consumirmos todos os dias?

  • atualizado: 
alga spirulina

A spirulina (ou espirulina) é uma alga rica em propriedades e benefícios que pode ser usada para promover o bem-estar do corpo, especialmente em algumas situações ou períodos da vida. Mas o que acontece ao nosso corpo, se consumirmos uma quantidade certa de espirulina todos os dias?

Sob o nome de spirulina esconde-se uma microalga azul-esverdeada de água doce, considerada sob todos os aspectos como um alimento super precioso. Isto se dá pelo fato que estas algas contêm vários ingredientes ativos importantes para a nossa saúde e, por isso, cada vez mais frequentemente, no contexto das terapias naturais ou como formas de prevenir doenças, alguns profissionais aconselham o consumo de esperlina de maneira cíclica.

O que acontece ao corpo toda vez que consumimos spirulina

Ocorre realmente muitas mudanças que podemos notar em nosso corpo ao consumirmos spirulina por um certo período de tempo, e em doses justas.

Aqui estão os benefícios mais importantes que podem ser encontrados:

  • Sistema imunológico mais forte: esta alga estimula as defesas naturais do nosso corpo, e por isso, muita gente a toma em períodos particularmente críticos do ano (por exemplo, no outono-inverno para evitar o resfriados e gripes).
  • Aumento de energia: graças à presença das vitaminas A, B, C, E e de sais minerais importantes como ferro, cálcio, magnésio e potássio, a spirulina é um suplemento natural que fornece o combustível certo para o nosso corpo para funcionar melhor e sentir bem. É por isso que é ela muito apreciada pelos esportistas.
  • Anti-anêmico: aqueles que sofrem de anemia podem se beneficiar de uma ingestão regular de espirulina porque esta alga é rica em ferro e é facilmente assimilada pelo organismo.
  • Suplemento de proteína: muitas vezes é recomendado que vegetarianos e ou veganos consumam spirulina, pois é uma das algas particularmente mais ricas em aminoácidos. Uma ingestão diária, portanto, garante uma maior probabilidade de conseguir satisfazer as necessidades proteicas do organismo.
  • Purifica e desintoxica: um dos recursos mais apreciados desta alga, é a sua capacidade de purificar. Usando-a diariamente, portanto, também se garante um bom efeito desintoxicante no corpo.
  • O colesterol ruim mantém-se à distância: graças aos ingredientes ativos contidos nesta alga, se usados ​​do modo correto e com certa constância, ela pode trazer de volta os valores ideais do colesterol.
  • Melhora a pele: a espirulina é rica em antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres. Usá-la todos os dias, portanto, permite ver a saúde da pele melhorada.
  • Ciclo menstrual mais regular: até para quem sofre de problemas relacionados ao ciclo menstrual, a espirulina pode ajudar, porque ela ajuda a regularizar e a aliviar qualquer dor.
  • Agente alcalinizante: de acordo com a teoria dos alimentos ácidos e alcalinos, a spirulina é alcalina e, portanto, pode ajudar a restaurar o equilíbrio e a saúde geral do corpo.

spirulina 1

Tipos de spirulina

A espirulina é comumente encontrada no mercado em pó ou como suplemento. Dependendo do uso que alguém queira fazer dela, é recomendável uma versão em vez da outra. Se, por exemplo, pretendemos adicioná-la aos nossos preparativos culinários, podemos escolher a spirulina em pó; enquanto se buscarmos um efeito mais incisivo e forte, certamente recomenda-se que tome doses mais elevadas através de um suplemento.

Há também produtos alimentares prontos feitos com espirulina como macarrão, cerveja, barrinhas de energia e muito mais. Eles são encontrados em lojas de produtos naturais ou on-line.

Spirulina, quanto consumir por dia?

Quanto aos suplementos de spirulina, a dose normalmente recomendada é de 3 gramas por dia que, em média, seria a quantidade necessária para poder aproveitar todos os benefícios desta alga. Naturalmente, a situação pode variar de pessoa para pessoa, e mesmo de acordo com as situações específicas que a pessoa esteja passando em cada momento.

Portanto, é sempre necessário buscar recomendação profissional, médica ou nutricional, de um especialista que possa recomendar o consumo de espirulina entre 1 e 5 gramas, em média. Repetimos, a quantidade é pessoal e deve ser dada por um profissional.

No que diz respeito ao consumo desta alga nos alimentos, pode-se adicionar diariamente 1 ou 2 colheres de chá do pó à  dieta, o que seria uma dose correspondente a 1-3 gramas. Mas aqui também vale a indicação de um nutricionista antes.

Suplementos de spirulina

Um meio muito simples de tomar a spirulina é escolher suplementos em comprimidos ou cápsulas a serem tomadas conforme necessário, e por um período de tempo limitado.

Nós lembramos no entanto que esses produtos não substituem uma dieta saudável e variada, e que eles também podem causar efeitos colaterais (em particular se você sofre de algumas doenças) ou podem interagir com quaisquer tratamentos farmacológicos em andamento.

Melhor então evitar a automedicação, e sempre se dirigir antes a um especialista.

spirulina 2

Spirulina, como inseri-la na dieta

Talvez você nunca tenha pensado sobre o fato de que a spirulina pode ser adicionada às tuas receitas favoritas. É na verdade um ingrediente bastante versátil na cozinha. Não subestime, entre outras coisas, que esta alga dará aos seus pratos uma cor verde muito característica.

Ela pode ser adicionada, em forma de pó, no preparo de massas frescas, nhoque por exemplo, ou em sucos, batidos e extratos para melhorar o sabor e a qualidade nutricional dos alimentos.

Contraindicações da spirulina

Na ausência de doenças e, se consumida na dose certa, a espirulina não costuma causar efeitos colaterais particulares, nem ter contraindicações.

Leia também: EFEITOS COLATERAIS E CONTRAINDICAÇÕES DA SPIRULINA

Em caso de superdosagem, podem ocorrer vômitos, náuseas, constipação ou febre.

Alguma atenção deve ser dada às pessoas com disfunção tireoidiana (especialmente à quem sofre de hipertireoidismo) ou doenças autoimunes. Nestes casos, é mais importante do que nunca avaliar com o seu médico os riscos e os benefícios de tomar esta alga.

Spirulina, curiosidades

spirulina 3Uma coisa que talvez você não saiba sobre a spirulina é a razão pela qual ela é assim chamada.

O nome refere-se ao fato de que esta alga na natureza assume uma forma de espiral.

Outra pequena curiosidade é que a spirulina é frequentemente dada aos astronautas em missão devido à sua riqueza em princípios nutritivos.

Talvez te interesse ler também:

SPIRULINA, UM ALIMENTO DO FUTURO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!