As mulheres, sobretudo, são as que mais sofrem com os sintomas da retenção de líquidos. Ela pode ser causada por uma série da fatores, mas os seus principais causadores são o sódio e o potássio.
Esses minerais são responsáveis pelo equilíbrio hídrico do organismo, pelo controle da pressão arterial e pelo transporte de nutrientes para as células, evitando a retenção de líquidos no organismo.
Alguns alimentos, conhecidos como diuréticos, ajudam a evitar os sintomas da retenção de líquidos. O sal, que contém sódio, é um dos alimentos que mais provoca a retenção de líquidos.
Por isso, diminuir o seu uso é de grande ajuda para evitar que isso aconteça. Já os alimentos ricos em potássio ajudam a eliminar o excesso de líquido do organismo.
Leia também: QUANTO SAL O BRASILEIRO CONSOME? MAIS DO QUE O DOBRO DO RECOMENDADO!
Confira, a seguir, alguns alimentos para você incluir no seu cardápio e que ajudarão você a eliminar líquidos em excesso do seu organismo.
1) Abaxi
O abacaxi é uma fruta diurética rica em uma enzima chamada bromelina, que facilita a digestão. Os seus níveis de potássio estimulam o funcionamento dos rins e expulsam do organismo o sódio, ajudando na eliminação de líquidos.
2) Melancia e Melão
A melancia e o melão também são importantes diuréticos. Ambas as frutas são ricas em água, ajudando a manter o corpo hidratado e diminuindo o seu inchaço. Além disso, são ricas em antioxidantes (como o licopeno) e em vitaminas A e C.
3) Água
A água é a principal aliada para evitar a retenção de líquidos. Ela é responsável por manter o organismo hidratado e a combater a retenção de líquidos. O excesso de sódio e de líquidos é eliminado pelos rins, que precisam da água para o seu bom funcionamento. O excesso de sódio no organismo provoca o aumento da quantidade de líquidos retidos nos vasos sanguíneos, o que causa o inchaço.
4) Aipo
O aipo, além de diurético, é expectorante, laxante e antioxidante (rico em flavonoides), por isso tudo, ajuda a evitar a retenção de líquidos.
5. Pepino
Tem alto teor de água e propriedades hidratantes e diuréticas. O pepino ajuda a regular os níveis de ácido úrico.
6) Beterraba
Tem alto teor de ferro, ajudando em casos de anemia. Além disso, a beterraba contribuiu para a eliminação de líquidos e para o bom funcionamento hepático.
Além destes alimentos, outros também são fontes de potássio, como: carne, brócolis, ervilhas, tomate, abóbora, batata, batata-doce, leite e derivados e nozes.
Especialmente indicado para você:
BARRIGA INCHADA: QUAIS ALIMENTOS PREFERIR E QUAIS EVITAR
10 ALIMENTOS (E ALGUNS HÁBITOS) QUE AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL
REMÉDIOS CASEIROS PARA ELIMINAR GASES ESTOMACAIS E INTESTINAIS
Fonte: vidaativa