Saiba como se prevenir de micoses


Você sabe como se pega uma micose?

A micose é uma infecção causada por fungos que pode ocorrer em diferentes regiões do corpo. As áreas mais propensas à infecção são entre os dedos dos pés e a virilha, podendo causar coceira, descamação, fissuras, manchas vermelhas e secreção esbranquiçada.

O médico dermatologista Luciano Morgado explica que a micose entre os dedos dos pés pode causar muita dor, em decorrência das fissuras. Popularmente, a micose nos pés é chamada de frieira. Em outras regiões da pele, a dor não costuma aparecer.

O perigo da micose é que o fungo é transmissível. Logo, é preciso tomar cuidado em ambientes coletivos, como piscina e sauna. Todo fungo gosta de umidade, o que favorece a contaminação. Logo, ao sair da piscina, deve-se tomar um banho e secar bem o corpo, sobretudo os pés.

Quem tem uma imunidade mais debilitada, como os diabéticos, corre maior risco de infecção, mas a micose pode atacar qualquer pessoa. Outras recomendações é trocar diariamente as meias, preferir as de algodão, porque os materiais sintéticos provocam mais suor nos pés, e, se possível, evitar usar apenas sapatos fechados.

O tratamento para a micose é feito com medicação antifúngica via oral. Quando o tratamento é mais brando, é usada medicação tópica, a ser aplicada no local infectado. O tratamento dura, em média, de 3 a 4 semanas.

O mau cheiro nos pés ou nas axilas não significa que haja infecção fúngica. Por isso, é importante consultar o médico para tratar adequadamente cada caso. O diagnóstico preciso é que vai exterminar os fungos na região infectada. Na virilha, o fungo deixa a pele muito irritada, sendo necessário associar outro tratamento para a inflamação na pele.

A unha também ser alvo dos fungos. O tratamento na região dura mais tempo porque a unha demora cerca de 4 a 6 para se renovar nas mãos e de 6 a 10 meses nos pés. Não há necessidade de arrancar a unha, pois existem medicamentos eficientes para tratá-la. Hoje, há, também, um tratamento a laser para os pacientes que não podem usar o medicamento via oral.

A precaução para não transmitir a micose é evitar o contato por longo tempo. Nas mãos, o cuidado é enxugá-las bem. Para as mulheres, a recomendação é usar o seu próprio material para fazer unhas na manicure. O autoclave consegue matar os fungos, se a esterilização for feita corretamente. Entretanto, o ideal é não correr riscos e usar o seu próprio instrumental.

Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER SABONETE MEDICINAL DE MELÃO-DE-SÃO-CAETANO

9 MIL ESPÉCIES DE FUNGOS E BACTÉRIAS MORAM COM VOCÊ

DESCOBERTA A BACTÉRIA RESPONSÁVEL PELO MAU CHEIRO NAS AXILAS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...