O que as espinhas no rosto têm a dizer sobre a tua saúde?


Nosso organismo reflete nossos hábitos, sejam eles bons, sejam eles maus. Assim também acontece com a nossa pele, que nos comunica quando algo vai mal com o nosso corpo.

O aparecimento de espinhas e acnes, por exemplo, pode estar associado à nossa saúde e aos nossos hábitos. É o que afirma o dermatologista e diretor de cosmética e investigação clínica do Departamento de Dermatologia do Mt. Sinai Hospital (NY), doutor Joshua Zeichner.

O médico, junto com a revista Cosmopolitan, elaborou um guia explicativo das causas mais habituais de espinhas e outras marcas em cada zona do rosto.

1. Espinhas no queixo, linha da mandíbula e pescoço

Os hormônios como a testosterona flutuam durante o ciclo menstrual e fazem com que as glândulas produzam mais óleos, que podem obstruir os poros e causar espinhas. Para previni-las, aplique um tônico de limpeza antiacne. Caso não resolva a aplicação do tônico, o ideal é procurar ajuda profissional.

2. Espinhas na linha do cabelo

Aplicar produtos para o cabelo muito perto da pele pode provocar a aparição de grãos na linha do cabelo, já que esses produtos podem obstruir os poros.

Para preveni-las, você deve evitar aplicar produtos perto dessa área e lavar bem as mãos depois de aplicá-los, já que os restos em suas mãos podem tocar o seu rosto.

3. Espinhas ao redor da boca

As espinhas ao redor da boca geralmente respondem a resíduos de alimentos ácidos (como limão, vinagre), que podem irritar a pele e causar inflamações, e restos de gordura provinientes de frituras, que podem bloquear os poros.

Para previni-las, utilize uma toalha de limpeza facial ou lave bem o rosto ou a região ao redor da boca.

4. Espinhas nas bochechas

Qualquer coisa que toque o seu rosto por um longo período de tempo pode transferir sujeira ou bactérias que obstruem os poros da sua pele. Isso inclui mãos e celular.

Para preveni-las, limpe seu celular com gel ou loção antibacterial diariamente. Mantenha, também, suas mãos o mais distantes possível de seu rosto, pois elas contêm germes recolhidos de tudo que você toca.

5. Espinhas no nariz e na testa

Zeichner explica que a resposta de seu corpo contra o estresse pode provocar a aparição de grãos ou espinhas na chamada “zona T“. É que quando você está sobre muita pressão, seu corpo libera adrenalina, que pode aumentar a produção de óleo e a probabilidade de acne.

Para prevenir essa situação, quando você estiver estressada, aplique um tratamento contra a acne nessa área.

O significado das espinhas segundo a Medicina Tradicional Chinesa

foto

foto: youtube

Uma outra possibilidade é você usar a medicina tradicional chinesa, que acredita que nosso rosto revela mais do nosso corpo do que imaginamos. Mien Shiang, que significa “leitura do rosto”, é uma prática taoístas de mais de 3.000 anos.

Segundo essa doutrina, cada zona do rosto representa um órgão do corpo. Então, quando surgem problemas de saúde em certas áreas, por exemplo, no queixo, é um índice de que que existe um mal que precisa ser curado.

Qualquer desequilíbrio na pele, como acnes, espinhas, sensibilidade, inflamação, etc., pode ser um sinal de desequilíbrio na saúde.

De acordo com o Mien Shiang, estes são os males associados às marcas no rosto:

1. Orelhas

Problemas renais que podem ser causados pelo excesso de sal, cafeína e temperos associados à pouca ingestão de água.

2. Testa

Espinhas na testa (esta área representa a bexiga, o coração e o intestino delgado) podem representam problemas digestivos, cardíacos e intestinais causados pelo consumo excessivo de álcool, açúcar, bebidas gasosas e sono deficiente ou de má qualidade.

3. Área entre as sobrancelhas ou ao lado destas

Problemas hepáticos pois esta aérea do rosto representa o fígado. As espinhas nesta região podem indicar desde uma alergia alimentar a um sistema digestivo sobrecarregado.

4. Área ao redor dos olhos

Também indicam problemas renais e podem significar desidratação e ou excessos no consumo de álcool e cigarro.

5. Nariz

O nariz está associado ao coração e espinhas na ponta do nariz podem indicar problemas cardíacos, pressão alta, excesso de sal e de bebidas energéticas. A parte alta do nariz está incluída na zona T e pode significar problemas hepáticos.

6. Bochechas

A parte alta das bochechas estão ligadas aos pulmões e a parte baixa podem representar problemas estomacais e de digestão.

7. Área da mandíbula, queixo e pescoço

Problemas hormonais e ginecológicos. espinhas nesta área pode significar a luta do corpo contra dietas, bactérias e estilo de vida não saudável.

Talvez te interesse ler também:

10 TRATAMENTOS E REMÉDIOS NATURAIS PARA CÓLICAS MENSTRUAIS

ÓRGÃOS E EMOÇÕES: A QUE EMOÇÃO CADA ÓRGÃO CORRESPONDE?

Fonte foto capa: shutterstock




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...