Dia Nacional de Prevenção da Obesidade 2015: caminhando pela saúde


O segredo para manter a boa forma e a saúde? Caminhar! Não tem jeito: as gordurinhas extras e localizadas só desaparecem com exercícios físicos e alimentação saudável. Sendo assim, em ocasião do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, que é comemorado todo dia 11 de outubro, vamos divulgar essa ideia.

A obesidade se caracteriza por um acúmulo excessivo de gordura corporal. Excessivo, via de regra, se diz quando o IMC (Índice de Massa Corporal) de uma pessoa é superior a 30. Entre 25 e 29,9 as pessoas são consideradas acima do peso, mas não obesas. A obesidade está relacionada à diversos fatores e não deve ser associada a preguiçosos e comilões pois, causas genéticas, nutricionais, fisiológicas, psíquicas e psicológicas e até mesmo ambientais, também podem estar ligadas ao problema.

Fato é que estamos cada vez mais gordos. Engordamos um quilinho aqui, depois dois, três ali e, quando vemos, estamos precisando entrar na dieta e não apenas por uma questão estética “vem aí o verão!”, mas também de saúde e bem-estar. Quando estamos acima do peso nos sentimos indispostos, cansados e a autoestima vai lááá pra baixo. Chegar à obesidade então…é incorrer em graves riscos de saúde que inclusive levam à morte, todos sabem!

Bastam apenas 150 minutos por semana para se alcançar bons resultados (vamos lá, não é muita coisa!).

De acordo com alguns estudos, caminhar menos de duas horas por semana não altera significativamente o peso, enquanto aumentar esse tempo pode ajudar a reduzir modestamente o peso (2 ou 3 quilos). Já para os níveis entre 225 e 420 minutos por semana, a perda de peso alcançada pode ser de 5 a 7 quilos.

A atividade física, em suma, é a palavra de ordem, pelo menos, para tentar começar a perder alguns quilos a mais e ter um bom estado de saúde. Isso associado, é claro, à uma alimentação saudável e variada. E caminhar, não tem contraindicação.

Leia também: SAÚDE: CAMINHAR RÁPIDO É MELHOR QUE CORRER

Para promover a educação e uma cultura de movimento, especialmente nos jovens, dia 11 de outubro é uma ocasião especial para caminhar nos parques públicos todo o país. Além do mais, um belo passeio em meio ao verde faz bem também à mente e ao bom humor.

Leia também: PARA ENCONTRAR O BOM HUMOR, BASTA FAZER UMA BREVE CAMINHADA AO VERDE

Divulge esta ideia!

Para uma vida mais longa e saudável, reserve um momento para cuidar de si todos os dias, fazendo uma boa caminhada!

Leia também: VEJA PORQUE ÉRAMOS MAIS MAGROS NOS ANOS 80

Fonte foto: galleryhip.com/




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...