Qual é a sua verdadeira idade?

Qual é a sua verdadeira idade?

A idade biológica pode ser um bom indicador da saúde das pessoas, em vez da sua idade cronológica que geralmente se tem como referência. A este respeito, um grupo de investigadores em Londres desenvolveu um novo teste de sangue para calcular o envelhecimento real das nossas células e os riscos associados a isto.

A equipe do Kings College de Londres, liderada por James Timmons, desenvolveu um teste muito especial que analisa a composição do RNA, o mensageiro do nosso código genético. Chegou-se a identificar 150 genes associados ao envelhecimento, úteis para avaliar o risco de doenças relacionadas à idade, precisamente em primeiro lugar, a doença de Alzheimer.

Analisando os resultados dos testes que levaram em conta diferentes marcadores no sangue, atribuindo uma pontuação genética ao envelhecimento, notou-se que nem sempre a idade escrita no documento de identidade correspondia à maturação celular. Na grande amostra analisada havia de fato quem fosse precocemente envelhecido e outros que, ao contrário, tinham uma idade biológica menor do que a cronológica. Quem tinha obtido notas altas no teste, desfrutavam de uma melhor saúde seja física que mental e estaria então envelhecendo de forma saudável. A menor pontuação correspondia a um envelhecimento precoce em comparação com a idade cronológica.

“A nossa descoberta – disse James Timmons – fornece a primeira assinatura molecular robusta da idade biológica dos seres humanos e deve ser capaz de transformar o modo pelo qual a idade é usada para tomar decisões médicas.”

O novo teste poderia ser de fato útil para monitorar o tempo em que as pessoas correm um maior risco de desenvolver Alzheimer e demência, atuando melhor na prevenção, antes do aparecimento da doença. Mas os estudiosos estão convencidos de que estes resultados ajudariam também na busca por dadores de rins, situação em que determinar a idade biológica é particularmente importante.

O estudo foi publicado na Genome Biology.

Leia também:

O RELÓGIO BIOLÓGICO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *