Mapeadas 27 diferentes emoções humanas


Quando pensamos nas emoções que sentimos, conseguimos chegar apenas às “básicas” tristeza, felicidade, surpresa, raiva, desgosto ou medo. Na verdade, os estados emocionais do ser humano são muito mais e têm muitas nuances. Uma nova pesquisa as classificou em 27.

Uma equipe da University of California – Berkeley desafiou o antigo esquema de emoção realizando um estudo que mostra a existência de muitas outras facetas do nosso “sentir”.

Os autores, Alan Cowen e Dacher Keltner, se deram o objetivo de “trazer à luz toda a gama de emoções que coloram o nosso mundo interior”.

O experimento baseou-se em uma amostra de 853 participantes divididos em 3 grupos, aos quais foram exibidos 2.185 vídeos curtos sem áudio, úteis para levantar os nossos diferentes tipos de emoções. Foram mostrados momentos felizes: casamentos, nascimentos, relações sexuais; bem como situações difíceis: morte, calamidades naturais, guerras e muito mais. Ao final, os participantes foram convidados a preencher um questionário sobre como eles se sentiram durante a sessão.

Analisando os resultados (publicado no Pnas), mostrou-se como as pessoas mostraram uma variada gama de sentimentos e de estados emocionais.

Com base em alguns modelos estatísticos, os cientistas desenvolveram um mapa multidimensional e interativo que mostra como as emoções se interagem umas com as outras. Você pode vê-lo aqui.

Parece assim ter-se superado a velha teoria que sustentava que cada emoção independe das outras pois, ao contrário, o experimento norte-americano mostrou que as 27 emoções identificadas (embora provavelmente haja ainda mais) têm margens muito limitadas, são desfocadas e portanto, as pessoas passam facilmente de um estado emocional a outro.

Ao analisar a distribuição dos estados emocionais relatados, confirma-se o que talvez já possamos verificar em nós mesmos: as emoções podem ter diferentes nuances e estar interconectadas entre elas.

AQUI ESTÃO AS 27 EMOÇÕES MAPEADAS:

admiração

raiva

apreciação estética

diversão

ansiedade

sujeição

embaraço

tédio

calma

confusão

vontade

desgosto

dor empática

êxtase

inveja

excitação

medo

horror

interesse

alegria

nostalgia

romance

tristeza

satisfação

desejo sexual

simpatia

triunfo

“Nossa esperança é que nossas descobertas ajudem outros cientistas e engenheiros a bloquearem de maneira mais precisa os estados emotivos que estão à base dos estados de espírito, da atividade cerebral e dos sinais expressivos, levando a melhores tratamentos psiquiátricos, à melhor compreensão da base cerebral da emoção e da tecnologia do cérebro sensível às nossas necessidades emocionais”, declarou Cowen.

É a ciência em busca da – inalcançável? – eterna felicidade humana. Interessante!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...