2 de Abril, dia Mundial do Autismo


O Dia Mundial do Autismo é celebrado no dia 2 de abril de cada ano. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a conscientização da questão e inclusão dos portadores de autismo na sociedade.

Fernando Cota, presidente nacional do Movimento Orgulho Autista Brasil, deu uma entrevista às rádios nacionais de Brasília, Rio de Janeiro e Amazônia, onde falou sobre o tema.

A conscientização é o primeiro passo para cuidar do autismo.

O principal sintoma está associado às dificuldades encontradas em processos de linguagem e sociabilidade. O presidente da associação lembra da importância dos pais observarem o comportamento de seus filhos. As crianças portadoras de autismo tem uma conduta distante e reservada e geralmente são fixadas por determinados objetos ou assuntos.

O Movimento enviou ao Senado um projeto de Lei que trata dos direitos das crianças com autismo, inclusive educacionais e de saúde.

A data é celebrada com a cor azul e alguns edifícios públicos brasileiros serão iluminados desta cor, inclusive o Congresso Nacional.

Leia também:

Como os animais de estimação (não apenas cães) podem ajudar crianças com autismo

Autismo: a possível criação de um medicamento




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...