Blue Monday: hoje seria o dia mais triste do ano


Hoje foi ainda mais difícil acordar do que nas segundas-feiras “normais”? Talvez haja uma explicação para isso. Hoje seria o Blue Monday, o dia mais triste do ano.

Não seria uma segunda-feira como outra qualquer, a famosa “segundona braba” seria aquela segunda em que a ficha caiu, acabaram-se as festas de fim de ano e é preciso encarar a volta à ativa com todo vapor.

Cliff Arnall, um psicólogo da Universidade de Cardiff, usando uma equação, teria calculado com certa precisão que a terceira segunda-feira de janeiro seria o dia do ano em que nos sentimos mais tristes e talvez um pouco deprimidos.

Este dia seria assim chamado de Blue Monday.

As razões são muito simples: segundo o autor da ideia, do ponto de vista meteorológico geralmente este dia é cinzento e triste para quem está no Hemisfério Norte; de manhã cedo ainda está escuro; a motivação é baixa e dá vontade de fazer nada.

Além disso, este seria o dia de começar a fazer as contas com as dívidas e os pagamentos.

Deveríamos nos preocupar? É realmente matemático sentir-se triste na terceira segunda-feira de janeiro?

Na verdade, parece que os cálculos de Cliff Arnall não têm mesmo de fato um valor científico.

O Blue Monday estaria ligado a uma ideia criada por uma agência de publicidade para aumentar o desejo de viajar após as férias de Natal, talvez em um fim de semana, para acabar com um sentimento de tristeza e falta de motivação.

Na Grã-Bretanha o Blue Monday seria levado muito a sério, tanto que a terceira segunda-feira de janeiro seria o dia do ano em que se detecta o maior número de absentismo ao trabalho. Seria um simples acaso?

Psicólogos e especialistas por ocasião deste dia especialmente “triste”, estariam prontos a dar conselhos sobre como superar o Blue Monday. Por exemplo, deveríamos tentar começar o dia com uma caminhada e um pouco de exercício físico, tirar proveito desta segunda-feira para fazer uma mudança em nossos hábitos alimentares, comendo comida saudável, alegre e colorida. Tentar ser mais sociável e sorrir mais para os outros, pois, você sabe, o sorriso é contagiante e pode nos ajudar, em muito, a nos sentirmos melhor.

Fato é que segunda-feira é sempre um dia cansativo, geralmente um dia de ressaca de todo um final de semana para quem caiu na gandaia, e por isso também pode ser um bom dia para excluir a carne do cardápio e fazer da Blue Monday uma simples segunda sem carne.

Mas se o Blue Monday realmente existiu para você, por um motivo ou por outro, que tal colocar uma música para levantar o astral?

Afinal, amanhã vai ser outro dia 🙂

Talvez te interesse ler também:

Blue Monday o dia mais triste do ano não existe

10 coisas que você deve renunciar a fim de ser verdadeiramente feliz

Quando tudo dá errado, lembra da Clarice




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...