Dia Mundial do Abraço: mais afeto, mas não somente hoje!


A cada 21 de janeiro, já há 34 anos, comemora-se o Dia Mundial do Abraço. Ocasião perfeita para nos lembrarmos de cuidar de quem mais amamos (mas não somente hoje!).

A idéia de festejar o abraço nasceu nos Estados Unidos em 1986, quando Kevin Zaborney pensou em dedicar um dia inteiro a esse gesto simples, mas poderoso, com o qual trocamos amor e carinho em todo o mundo. Assim nasceu o National Hugging Day.

O sucesso da iniciativa foi imediato e estendido para além dos Estados Unidos. Claro, por que… quem não gosta de receber ou dar um abraço?

A escolha da data não foi por acaso. Ontem foi Blue Monday, que seria a segunda-feira mais triste do ano, e dar um abraço hoje parecia ser a melhor data para dar calor humano àqueles que podiam se sentir um pouco tristes.

Lembramos do poder que envolve um abraço, tanto no corpo quanto na mente e no sistema nervoso. Quando você abraça, libera ocitocina, o hormônio do amor, que reduz os níveis de cortisol e, portanto, o estresse.

Mas os benefícios de um abraço não terminam aqui: esse gesto de amor nos ajuda a proteger o corpo de infecções e problemas cardiovasculares, ajuda as funções cerebrais, alivia dores de cabeça, previne resfriados, melhora o humor atenua a ansiedade e reforça a auto-estima.

Abraçar também é muito importante para bebês e crianças, pois o afago ajuda os pequenos a crescerem melhor e a desenvolver o cérebro corretamente. Existe até uma escola dinamarquesa que incluiu abraços entre as disciplinas escolares.

Mas não apenas hoje: todo dia é dia de dar um abraço àqueles que amamos e, por que não, até a alguns estranhos (muitos flash mobs aconteceram e não apenas na ocasião deste dia, mas para distribuir abraços na rua àqueles que precisavam de afeto).

Finalmente, lembramos também de abraçar nossos amigos animais e as árvores, muito preciosas!

Quanto mais abraços, melhor! Uma pesquisa quantificou em pelo menos 20 segundos a duração mínima de um abraço para aproveitar ao máximo todos os benefícios que ele oferece.

Partiu para o abraço?

Talvez te interesse ler também:

Brigou? Dá um abraço que passa. Palavra da ciência!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...