A gordura subcutânea ajuda a nos proteger de bactérias


Gordura não é apenas ruim. A do tipo subcutânea nos ajudaria a nos proteger contra infecções. Em um novo estudo publicado na revista Science, a descoberta surpreendente: a resposta imunológica às infecções da pele pode depender do que está…sob a derme.

Liderados pelo professor Richard Gallo, pesquisadores da Universidade da Califórnia, na San Diego School of Medicine, descobriram um papel, até então desconhecido para as células de gordura da derme, conhecidas como adipócitos. Esta produzem peptídeos antimicrobianos que ajudam a repelir a invasão de bactérias e outros agentes patogênicos.

“Até agora se pensava que, uma vez quebrada a barreira da pele, toda a responsabilidade para a proteção contra doenças era das células do sangue, como neutrófilos e macrófagos circulantes”, disse Gallo. “Mas é preciso tempo para recrutar essas células (para o local da ferida). Nós agora demonstramos que as células-tronco de gordura são responsáveis pela nossa proteção. Isso foi totalmente inesperado. Não se sabia que os adipócitos poderiam produzir resultados antimicrobianos“.

A defesa do corpo humano contra infecções microbianas é complexa e se desenvolve em vários níveis. Envolve numerosos tipos de células e termina com a chegada dos neutrófilos e monócitos – células especializadas que literalmente devoram os patógenos. Mas, antes que as células brancas que circulam no sangue, façam o seu trabalho, o corpo necessita de uma resposta mais imediata para combater a capacidade dos micróbios de se aumentarem rapidamente.

Este trabalho é feito por células epiteliais, mastócitos e leucócitos residentes na área de infecção. Assim, as células de gordura produzem níveis elevados de peptídeo antimicrobiano (AMP), usado na resposta imune inata para matar bactérias diretamente invasivas, vírus, fungos e outros agentes patogênicos.

No entanto, nos seres humanos está se tornando cada vez mais claro que a presença de AMP possa ser uma faca de dois gumes. A obesidade poderia conter células de gordura, que, ao contrário, reduz a defesa contra infecções.

Leia também: É possível perder gordura somente nas partes que queremos?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...