Suplementos Alimentares – O que são? Como e por que usar?


A alimentação não é somente um prazer, ela também é uma necessidade básica e fundamental para todas as funções orgânicas, pois é o nosso combustível. No entanto, pode acontecer que, em decorrência de alguns fatores, a alimentação não ser suficiente para sanar as demandas do organismo. Nesses casos, entra em cena a suplementação alimentar.

Mas o que é exatamente isso? E como deve ser feita essa complementação?

Conheça abaixo todos os detalhes a respeito deste tema.

O QUE SÃO SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Suplementos alimentares nada mais são do que substâncias químicas, que contém os nutrientes que o organismo precisa.

Elem podem ser multivitamínicos, ou seja, possuir todas as vitaminas e minerais que o corpo necessita, ou conterem apenas uma determinada substância.

Normalmente, os médicos receitam-nos para complementar a alimentação. Mas também podem ser utilizados por aquelas pessoas que têm dificuldade de produzir ou absorver algum ou alguns determinados nutrientes.

Existem vários tipos de suplementos, cada um deles é utilizado para fins muito diferentes.

TIPOS DE SUPLEMENTOS

Há uma série de suplementos no mercado. Conheça abaixo os tipos mais comuns:

  • Hipercalóricos: indicados para pessoas que querem ganhar peso
  • Termogênicos: por acelerarem o metabolismo, são úteis no emagrecimento
  • Proteicos: recomendados para quem quer ganhar massa muscular
  • Polivitamínicos: compostos utilizados para sanar alguma necessidade nutricional
  • Hormonais: produzidos para pessoas com algum desequilíbrio hormonal
  • Antioxidantes: por atuarem combatendo os radicais livres, são úteis para prevenir o envelhecimento precoce e desintoxicar o organismo
  • Naturais: não contêm substâncias químicas

CONHEÇA ALGUNS SUPLEMENTOS NATURAIS

Há formas de fazer uma suplementação natural, tendo em vista que os alimentos podem – e devem – ser utilizados para suprir carências ou para determinados fins, como emagrecer ou ganhar massa muscular.

Por isso, aprenda a identificar a potencialidade de cada alimento para conseguir ter uma dieta equilibrada, rica e saudável.

Proteínas (para ganhar massa muscular)

As carnes, e os alimentos de origem animal, no geral, são ricas em proteínas, mas muitos alimentos de origem vegetal também contêm proteínas. São eles: as leguminosas (feijões, grão-de-bico, lentilhas, etc); o tofu e o seitan, as frutas secas (nozes, amendoins, etc), as folhas verdes, as sementes de chia e a quinoa, entre outros.

Vitaminas e sais minerais (para vários casos)

As frutas, verduras e legumes contém todas as vitaminas e minerais que o organismo precisa. Suplementos de vitaminas C, por exemplo, podem ser indicados para melhorar a imunidade, bem como suplementos de ferro, Vitamina B9 e B12 podem ser receitadas em casos de anemia, gravidez ou dietas veganas.

Magnésio e potássio, por exemplo, podem ajudar atletas e pessoas com cansaço fisico e ou mental.

Uma dieta rica e variada pode suprir todas as necessidades mas, em casos especiais, um nutricionista ou um médico pode recomendar uma dieta especial ou a suplementação.

É importante seguir as orientações de um profissional porque muitos alimentos devem ser combinados entre eles de modos a facilitar a absorção de determinadas vitaminas e sais minerais pelo organismo.

Fibras (para vários casos)

As fibras podem ser utilizadas, inclusive, de forma composta, para fazer uma suplementação natural. Elas podem ajudar a fazer com que o intestino trabalhe melhor seja para casos de prisão de ventre seja em dietas para perder peso. Além disso, um intestino que funciona bem é a chave da saúde em geral, partindo do sistema imunológico.

Mas vale lembrar que cada caso é único e deve ser avaliado pelo médico ou profissional de saúde.

ALGUNS DOS SUPLEMENTOS MAIS COMUMENTE USADOS

Vitamina D

Ela serve para manter os ossos saudáveis, é benéficas para o coração e o cérebro e nos protege dos resfriados: a vitamina D é tudo de bom, mas não bastaria um pouco de exposição solar diária para suplementá-la? Parece loucura falar disso em um país tropical como o nosso, mas pense na quantidade de gente que não pega sol porque simplesmente passa o dia inteiro no escritório!

Suplementos para a fertilidade do casal

Também parece longe da realidade o fato de existir casais que tenham problemas para conceber e, no entanto, os suplementos que dão uma força na fertilidade são muito procurados. Entre eles, a maca peruana, o ginseng e a catuaba são os mais conhecidos, também porque, acredita-se, que eles aumentem o apetite sexual. Será mesmo?

Suplementos para a beleza

Para reduzir a retenção hídrica e combater a celulite, um dos suplementos mais utilizados são aqueles feitos de abacaxi, cujo principio ativo, a bromelina, tem ação drenante por ser um complexo enzimático proteolítico.

Para combater o envelhecimento precoce, os suplementos feitos a base de vitaminas C, E, isoflavonas da soja e outras substâncias fazem sucesso para quem busca dar firmeza na pele.

Até para manter cabelos saudáveis vendem-se suplementos feitos a base de vitaminas e minerais que participam na síntese da queratina.

Tudo isso seria facilmente conseguido através da atividade física e da alimentação variada mas parece mais fácil comprar suplementos, só que a eficácia destes não é absolutamente garantida. Mais vale parar de fumar e dormir bem, por exemplo, para ter pele e cabelos mais jovens e bonitos.

Complexos vitamínicos

Muitas pessoas acreditam que basta substituir a alimentação saudável e variada por um complexo vitamínico e se sentir bem além de garantir saúde (inclusive aumentando a defesa imunológica). Mas infelizmente não é bem assim. Alimentar-se deve ser um prazer mas não um prazer de comer comida ruim, com calorias vazias e depois suplementar com vitaminas ou “queimadores de gorduras”.

E no entanto os complexos vitamínicos são um dos suplementos mais vendidos no mundo inteiro.

Para emagrecer ou ganhar músculo

Quem sabe em um futuro próximo a ciência consiga inventar pílulas mágicas que nos façam emagrecer e ganhar músculos em pouco tempo. Embora isso seja obviamente um sonho futurístico, suplementos que emagrecem ou ajudam no ganho de massa muscular seguem fazendo muito sucesso, e dando muito lucro, àqueles que os fabricam.

Eles podem, além de ser um verdadeiro engodo, fazer mal para o bolso e para a saúde. Pense bem!

COMO E POR QUE USAR SUPLEMENTOS

suplementos alimentares

Não há dúvidas de que existe uma moda com relação aos suplementos. Mas eles parecem ser bons demais para ser verdade: prometem nos deixar mais bonitos, com mais vigor sexual, incrementam nossa saúde, nosso bem estar e aumentam nossa defesa imunológica.

Contudo, há casos em que eles são sim úteis, se não necessários, para vários problemas de saúde.

A questão é que não devem ser tomados assim, como se fossem água. Converse com um médico antes de comprar suplementos, certifique-se de sua real utilidade, necessidade e das doses recomendadas.

Somente um médico ou um profissional de saúde, capaz e profissional, pode indicar como e por que usar suplementos alimentares considerando a singularidade e a história médica de cada paciente em particular.

PORQUE OS SUPLEMENTOS PODEM SER PERIGOSOS

Embora seja disseminada a cultura da suplementação, e ela seja importante em algumas circunstâncias, é necessário lembrar que apenas um especialista pode receitar tais substâncias, tendo em vista que o desequilíbrio de nutrientes pode ocasionar uma série de danos ao organismo.

Vale lembrar, por exemplo, que na natureza não existe um alimento que seja rico somente em um nutriente específico pois, na natureza tudo é equilibrado. Por isso, pode ocorrer uma ingestão exagerada, inadequada e perigosa caso a suplementação seja feita sem critérios médicos-nutricionais.

Há um estudo publicado no New England Journal que mostra que 23 mil pessoas por ano vão parar no hospital por causa do mau uso de suplementos.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...