Chocolates brasileiros contaminados por metais pesados


A Unicamp surpreendeu com um estudo científico sobre a composição do chocolate disponível no mercado brasileiro, que questiona se realmente esses seriam alimentos ricos em elementos que trazem benefícios para a saúde.

Muito embora as vantagens que o consumo de chocolate traz para a saúde estejam muito bem documentados na literatura científica, foi verificado que o chocolate à venda no Brasil contém quantidades alarmantes de chumbo e cádmio.

O estudo

O estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, da prestigiada ACS – American Chemical Society, foi feito a partir de 30 amostras diferentes de produtos à base de chocolate do tipo ao leite, branco e amargo – em alguns casos são produtos comercializados no Brasil e nos EUA.

Os pesquisadores testaram cada um dos produtos para ambos os metaisque podem causar câncer no cérebro e outros malefícios à saúde, especialmente em crianças. A presença desses metais pesados é possível a partir da contaminação do solo das plantações de cacau. Todos atingiram níveis inferiores dessas substâncias, em relação ao que preconizam o Ministério da Saúde, a União Europeia, e a OMS; contudo, duas das marcas examinadas excederam os limites impostos pela FDA norte-americana – 100 nanogramas por grama (ng/g) por produto.

Chumbo

Segundo os resultados do estudo, em um caso houve 130 ng/g e em outro 140 ng/g. De modo geral, as 30 amostras apresentaram desde menos de 21 ng/g até 138.4 ng/g de chumbo.

Cádmio

As amostras, nesse caso, apontaram desde algo abaixo de 1.7 ng/g até 107.6 ng/g desse metal.

Ao basearem-se nesses testes, os cientistas estimam que uma criança, ao ingerir somente 10 gramas, ou seja, menos de ¼ de uma barra de chocolate padrão, irá absorver 1/5 do que o FDA estabelece como nível máximo de consumo em uma semana.

Chocolate amargo com níveis altos de metais

Infelizmente, embora considerados até agora as opções mais saudáveis, justamente os chocolates com mais cacau são os mais afetados pela contaminação dos solos e, por conseguinte, concentram maiores níveis de chumbo e cádmio. Já os chocolates branco e ao leite, por conterem mais açúcar do que cacau, acabam apresentando os níveis mais baixos de metais.

Isso não quer dizer que os chocolates ao leite façam menos mal….Para o momento é melhor abster-se de chocolate made in Brazil.

Talvez te interesse ler também:

9 MULTINACIONAIS DO CHOCOLATE QUE EXPLORAM CRIANÇAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...