5 motivos relacionados ao aparecimento precoce de cabelos brancos

  • atualizado: 
cabelos brancos

Cabelos Brancos, os primeiros sinais de envelhecimento. Mas não só isso. Embora comumente tendem a ser associados à velhice ou ao passar dos anos, os cabelos brancos são também indicadores muito importantes da nossa saúde e pode ser um dos primeiros "sintomas" de que alguma coisa não está indo bem.

Cada folículo piloso contém o pigmento que dá ao cabelo a sua cor. À medida que envelhecemos, produzimos menos pigmento fazendo aparecer os cabelos brancos, que podem chegar mais cedo ou mais tarde.

Mas, em alguns casos, eles podem indicar algo diferente daquilo que diz a nossa idade biológica.

Aqui vão alguns problemas de saúde que podem ter ligação com os cabelos brancos:

1. Doenças cardíacas em homens

De acordo com um estudo recentemente publicado pela Sociedade Europeia de Cardiologia, os cabelos brancos estão ligados a um maior risco de doença cardíaca em homens. Os cientistas partiram do pressuposto de que aterosclerose e cabelos grisalhos podem seguir caminhos biológicos similares, relacionados como a capacidade de reparação do DNA, às alterações hormonais e ao envelhecimento das células.

No estudo, 545 homens foram divididos em grupos de acordo com a presença ou ausência de doença coronária, e ter cabelos grisalhos ou brancos.

Para os cientistas existe uma clara correlação entre a elevada presença de cabelos brancos a uma maior calcificação coronária.

2. Falta de vitaminas

Cada folículo piloso contém um pigmento, a melanina, que dá cor ao cabelo. À medida que envelhecemos, produzimos menos pigmento. Os dermatologistas costumam usar a regra 50-50-50 segundo a qual, geralmente, com 50 anos, 50% da população tem pelo menos 50% de cabelos grisalhos. No entanto, algumas pessoas antecipam o tempo.

"Normalmente, os brancos começam a ficar grisalhos em torno dos 35 anos, os asiáticos pouco antes dos 40 e os africanos com cerca de 45 anos", diz o Dr. Karthik Krishnamurthy, diretor do Dermatology Center's Cosmetic Clinic at Montefiore Medical Center em Nova York, e que até mesmo baixos níveis de vitamina B12 e outras vitaminas poderiam causar a perda do pigmento capilar.

Esta ideia também vem a ser confirmada por um estudo feito em 2013, que encontrou baixos níveis de vitamina D3, cálcio e ferritina sérica no sangue de pessoas cujos cabelos se tornaram grisalhos prematuramente.

3. Os folículos podem sofrer estresse oxidativo

Os folículos pilosos produzem pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio, um produto químico utilizado durante décadas por ser um modo barato de clarear o cabelo.

No entanto, se houver uma acumulação de peróxido de hidrogênio, a cor do cabelo pode começar a desaparecer.

4. Fumar

Um estudo feito em 2013 e publicado na Dermatology Online revelou que fumantes têm 2,5 vezes mais chances de ter cabelos grisalhos prematuramente do que os não-fumantes. Além disso, o tabagismo também pode causar calvície ou antecipar seu comparecimento.

Para tingir o cabelo branco de uma forma natural, leia:

seta

CHÁ DE ERVAS PARA DISFARÇAR OS CABELOS BRANCOS

setaCABELOS NATURALMENTE CASTANHOS USANDO NOZES (CASCA E FOLHAS)

setaHIBISCO: COMO TINGIR O CABELO DE VERMELHO USANDO ERVAS NATURAIS

setaHENNA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TINGIR SEUS CABELOS DE UMA FORMA NATURAL

5. A cor cinza está nos genes

Um estudo em 2016 encontrou o exato gene responsável pelos cabelos grisalhos. Neste caso não há nenhuma ligação com a saúde ou com a presença de doença, mas o "cinza" seria apenas uma “herança da família."

Leia mais sobre:

Cabelos brancos

Cabelo crescer

Cabelo crespo