Menina de 8 anos diagnosticada com câncer nos pulmões: triste recorde na China


Poluindo o mundo destruímos a natureza e a nós mesmos. Hoje, a relação entre poluição e câncer é evidente e sabida, e mesmo assim continuamos a nos matar. É muito triste falar do recorde negativo ocorrido na China, onde uma menina de apenas 8 anos de idade foi diagnosticada com câncer de pulmão. A emergência sobre a poluição está prestes a colher a primeira vítima jovem.

A causa da doença da menina, cujo nome não foi divulgado, foi somente a poluição. Assim confirmaram os médicos do Jiangsu Center Hospital. A garotinha passou toda sua vida em uma casa perto de uma rua muito trafegada. O maior responsável pela doença seria o particulado PM 2,5.

Respirar constantemente ar poluído teve um impacto mais grave sobre o jovem organismo. A menina nasceu na província de Jiangsu, na costa leste da China. A gravidade da situação na China é ainda mais evidente, quando se considera que na última década, o número de mortes causadas por câncer de pulmão aumentou em mais de 50%.

Na China, o câncer se tornaria mais difundido que resfriado. Em algumas áreas da República da China, como a cidade de Harbin, que tem 11 milhões de habitantes e, outros tantos automóveis, os níveis de poluição são 50 vezes maior do que o limite de segurança. Partículas PM 2,5 ultrapassaram os 900 microgramas por metro cúbico de oxigênio.

Fechar as ruas para o tráfego para melhorar a qualidade do ar, muitas vezes não é suficiente. No inverno, o problema se agrava com o uso do aquecimento a carvão. Portanto, as emissões nocivas se acumulam no ar de maneira incessante. A situação chinesa é muito preocupante, mas o alerta poluição envolve o mundo inteiro.

De acordo com dados coletados pela OMS em 2010, a poluição do ar provocou 1,2 milhões de mortes prematuras, das quais, 140 mil de vidas ao câncer de pulmão em todo o mundo. Recentemente, a OMS incluiu a poluição atmosférica entre algumas das causas de câncer e tumores. O país mais poluído do mundo é a China, com mais de 9,2 bilhões de toneladas de CO2 lançadas na atmosfera em 2010, o correspondente a 27% das emissões poluentes mundiais.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...