Babosa, ruibarbo e álcool: encontrados no coração de Nova York, o centenário elixir da vida longa

  • atualizado: 

Babosa, ruibarbo e álcool elixir da vida longa

Em Manhattan, no coração de Nova York, se escondia o elixir da vida longa. Durante algumas escavações, arqueólogos encontraram uma série de garrafas que datam do século 19 e que continham um remédio milagroso contra várias doenças. O Elixir da Vida Longa, como foi apelidado, intrigou tanto os arqueólogos, que decidiram por recriá-lo. Trata-se de uma mistura de álcool e ervas medicinais.

Os pequenos frascos, que têm mais de 150 anos, foram encontrados na famosa Bowery Street, entre Chinatown e Little Italy. Segundo os arqueólogos, quem os usava estava convencido de que poderia enganar a morte.

Alyssa Loorya, presidente da Chrysalis Archaeology, a empresa que foi encarregada de supervisionar a escavação, recrutou alguns profissionais da Alemanha para ajudarem a rastrear a receita médica do século 19. Depois de traduzir o texto, a equipe descobriu que o elixir continha ingredientes ainda utilizados pelos herbalistas: babosa, que é famosa por seus efeitos anti-inflamatórios, e a raiz genciana que ajuda na digestão. Mas, o líquido era composto principalmente de álcool.

foto

"Esses tipos de cuidados eram onipresentes no século 19 e sempre disponíveis", disse Loorya. "Os ingredientes são usados ainda hoje, em coquetéis e infusões, mas não se sabe o se era a grande quantidade de álcool ou as ervas que faziam as pessoas se sentirem melhor".

Esta é a receita para o elixir da vida:

Babosa - (13 gramas)

Ruibarbo - (2,3 gramas)

Genciana - (2,3 gramas)

Zedoária, também conhecida como a cúrcuma branca - (2,3 gramas)

Açafrão espanhol - (2,3 gramas)

Água - (114 mL)

Álcool de cereais - (240 ml)

Preparação

Esprema o líquido da babosa. Amasse o ruibarbo, a genciana e o açafrão em conjunto e, em seguida, misture com o líquido da babosa. Deixe a mistura repousar durante três dias juntamente com os outros ingredientes e agite ocasionalmente. Antes de servir, filtre.

A mistura poderia ser perigosa? De forma alguma, diria a DNAinfo, que publicou esta receita.

foto

Para a herbalista Lata Kennedy, proprietária da Flower Power Herbs and Roots, há 19 anos em Nova Iorque, muitos destes ingredientes são ainda utilizados para o tratamento natural de distúrbios do sistema digestivo: "Estes ingredientes são um tônico para o fígado, acalmam o estômago e ajudam na prisão de ventre." Resumindo, o elixir não garante a imortalidade, mas ajuda a viver melhor, usando apenas ingredientes naturais.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!