Brócolis para se desintoxicar da poluição atmosférica

brocolis

Do brócolis, um remédio para muitas doenças, como por exemplo a artrite, foi descoberta também uma ajuda contra os poluentes do ar.

Um estudo clínico realizado na China mostrou que o brócolis pode ajudar na desintoxicação dos venenos que respiramos nas cidades.

A pesquisa foi feita com 62 homens e 229 mulheres chinesas com idade média de 53 anos de idade, que vivem em uma das regiões mais poluídas do país, uma comunidade agrícola rural, na província de Jiangsu, China, baseou-se no consumo diário de uma bebida feita com brotos de brócolis.

Em todos os indivíduos existiam altos níveis de benzeno, uma substância reconhecida como cancerígena para o homem, e a acroleína, um irritante para os pulmões. Os pesquisadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, trabalhando em conjunto com outras instituições norte-americanas e chinesas, usaram a bebida para fornecerem aos voluntários o sulforafano, um composto vegetal presente no brócolis, conhecido por sua capacidade de prevenir o câncer.

Durante o teste, que durou 12 semanas, um grupo de controle assumiu uma bebida feita de água esterilizada, sucos de abacaxi e limão, enquanto a bebida para o grupo de tratamento continha um pó liofilizado feito com brotos de brócolis.

Durante o estudo, em ambos os grupos foram recolhidas amostras de urina e de sangue para medir o destino dos poluentes atmosféricos no corpo.

A equipe de pesquisa descobriu que os participantes que receberam a bebida com brotos de brócolis, tiveram uma taxa de excreção do benzeno cancerígeno 61% maior a partir do primeiro dia e ao longo do período de 12 semanas. Além disso, a velocidade de excreção da acroleína aumentou rapidamente, e de maneira durável, em 23%, durante o teste de 12 semanas. Algo que não foi observado no grupo de controle.

A mensagem que fica é que é possível lutar contra a poluição do ar com uma alimentação saudável.