É possível injetar microchip através da vacina?


Grande parte das pessoas está esperando ansiosamente a chegada da vacina contra a Covid. Há inúmeros estudos em andamento, e alguns bem avançados. No entanto, existem muitas informações falsas a respeito de tais vacinas.

Uma delas diz que a pandemia seria um plano do fundador da Microsoft, Bill Gates, para instalar microchips e controlar toda a população. Outros dizem que as vacinas, especialmente as que estão sendo produzidas na China, estão recebendo tecnologia 5G e serão colocadas através de microchips nas pessoas do mundo todo.

Parece coisa de filme de ficção científica. Um exercício de imaginação que impressiona até o mais criativo dos roteiristas.

Mas muita gente tem acreditado nisso. Nesse caso, especificamente, essa informação já foi desmentida diversas vezes.

A “fake News” do microchip instalado por ordens de um bilionário influente nasceu de uma declaração do fundador da Microsoft sobre o termo “certificados digitais”.

Na ocasião, ele fez referência a um estudo sobre uma tecnologia para armazenar os registros da vacina com uma tinta especial, uma espécie de tatuagem invisível. O que essa pesquisa estuda é uma forma de criar uma plataforma digital de código aberto para disseminar o acesso a testes domésticos seguros. Porém, mesmo com tais explicações, 28% da população dos EUA acredita nessa teoria, de acordo com uma pesquisa do YouGov.

No caso das notícias sobre o 5G, a disseminação de informações falsas existe desde que a tecnologia começou a ser popularizada. Junte-se a isso uma pandemia assustadora e sem precedentes na história.

Não à toa, tem quem acredite que o 5G é uma tecnologia de controle da população. Porém ele é uma banda mais larga, que torna os downloads mais rápidos e a rede mais estável. Essa tecnologia ainda não está disponível de modo generalizado no Brasil, mas já é comercializada em 30 países e territórios.

Desinformações sobre essas imunizações existem desde que Edward Jenner inventou a vacina, em 1798. Porém as vacinas são uma das maiores descobertas da medicina e já salvou milhares de vidas e erradicou doenças. O processo que torna a vacina efetiva é utilizado há centenas de anos: vírus inativados são inseridos no corpo para estimular o sistema imunológico.

No entanto, parte do crescimento de tantas “teorias” sobre as vacinas, atualmente, deve-se a algo chamado “medo”. São muitas as informações sobre o assunto, e elas vêm de todos os lados, e são passadas por pessoas queridas: um tio que repassa via mensagem, uma prima que compartilha em redes sociais.

Porém devemos ter cuidado e saber a origem das informações. Só assim estaremos imunes a um dos males dessas últimas décadas, que são as fake News.

A vacina contra a Covid-19 vai chegar cedo ou tarde, mas a desinformação é algo a ser combatido constantemente.

Talvez te interesse ler também:

Será que a vacina vai acabar com a pandemia?

A vacina natural contra Covid-19 que dá em árvore sagrada para os indígenas

Coronavírus: vacina existe, mas precisa ser testada. Teoria da Conspiração e preconceito




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...