Para ter um SONO BOM → Posições, Travesseiros e Outras Dicas

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sono bom

Ter dificuldade em dormir é o “ó”, um vira-prá-cá, vira-prá-lá, e o sono não acontece como você acredita que deveria acontecer. Quando a gente dorme mal, ou acorda moído, com dores pelo corpo, pode até ser que a gente sofra de algum distúrbio do sono mas, também pode ser só uma questão de posição, travesseiro ou calor no quarto.

A postura que temos na cama, o jeito como cada um dorme e se enrosca, é definitiva para que tenhamos um sono de maior qualidade então, vamos dar uma olhada em algumas dicas que, talvez, possam te ajudar a conseguir um sono mais reconfortante.

Dor no ombro

Acordar com um dos ombros doloridos é sinal de que seu travesseiro não está na altura adequada.

Também acontece de você ficar com dores nos ombros caso durma de barriga para baixo. A questão é que os ombros ficam desalinhados, tanto em um caso como em outro.

Deitada de costas

O melhor é você dormir com um travesseiro fino sob a cabeça e outro, mais cheinho, abraçado sobre o estômago. Assim, os dois ombros ficam alinhados e estáveis.

Deitada de lado

Coloque um travesseiro entre os joelhos, levemente flexionados. Evite por a mão debaixo da cabeça - essa posição tira o ombro do lugar certo e ele vai doer (e sua mão, também).

Dor nas costas

Para evitar a dor nas costas é importante você manter as curvas normais da coluna vertebral. Um colchão muito mole é a receita certa para as dores ao acordar - mude de colchão, prefira um ortopédico mais duro e ajeite travesseiros, ou toalhas dobradas para manter as curvas naturais.

setaLea mais: DOR NAS COSTAS: 12 MITOS QUE DIFICULTAM A CURA

Dormir de lado:

sono

Caso você goste de dormir de lado, saiba que o travesseiro bom tem que ter a altura certa do seu ombro à cabeça para que você consiga manter o pescoço na posição correta. Dormir como foto acima, é acordar e sentir dores.

Dormir de costas

Ponha um travesseiro sob os joelhos, abrace outro travesseiro sobre o estômago e, por último, uma toalha dobrada na curva da lombar. Você verá como será mais cômodo o dormir assim.

De barriga para baixo

Será melhor você colocar um travesseiro fininho sob a parte baixa da barriga para não aumentar a lordose natural, que faz doer na manhã seguinte.

De lado: o melhor jeito é, sempre, a posição fetal. Com as pernas flexionadas, ligeiramente encolhidas e as costas, naturalmente arqueadas. Um travesseiro entre os joelhos dará um conforto extra para as articulações coxo-femurais que, caso contrário, também doerão no dia seguinte.

Dor de pescoço

A dor no pescoço tem a ver com travesseiro muito duro e muito alto. Você fará bem em ter um travesseiro comprido, mais fininho, para apoiar a cervical. Também é bom ter apoio para os braços o que permitirá que os ombros não saiam de sua posição de equilíbrio, caso você durma de costas.

Se você dorme de barriga para baixo: prefira um travesseiro super-fino, sob a cabeça.

Distúrbios do sono

insonia

Claro que, algumas vezes não basta ajustar os travesseiros ou a posição de seu corpo na cama para que você consiga ter um sono de qualidade.

O distúrbio do sono já é reconhecido como especialidade médica e, talvez seja aconselhável que você procure o Instituto Brasileiro do Sono para uma avaliação, caso seu sono não melhore com as dicas acima.

São distúrbios do sono as situações como:

Ronco, apneia, dificuldade em adormecer, sono interrompido, dificuldade de acordar, acordar confuso, muitos pesadelos e outras patologias que, na vida moderna e urbana, corrida e atropelada que vivemos hoje, cada vez mais nos afligem.

setaLeia mais: PARA DE RONCAR, PELO AMOR DE DEUS

Alguns conselhos de avó para preparar o “dormir bem”

desligue os eletrônicos (celular, computador) pelo menos 1 hora antes da sua hora de dormir

leia um livro gostoso, escute uma música suave

tome um leite quentinho, ou chá de ervas (lavanda e camomila são ótimos chás relaxantes, a passiflora, a kava-kava e o mulungú ajudam no controle da ansiedade que impede você de dormir. Veja aqui mais ervas boas para chamar o sono mais ervas boas para chamar o sono)

a temperatura do quarto deve ser suave também (no máximo, 22 º C)

vista um pijama folgado ou, pijama nenhum (há muitas vantagens em se dormir nu)

roupa de cama bem limpinha também ajuda a dormir bem

evite exercícios fortes nas horas noturnas - prefira os alongamentos e relaxamentos ou alinhamento de chacras

evite bebidas com cafeína após as 6 da tarde

o sono é induzido pelo relaxamento e a falta de luz então, relaxe e deixe o quarto no escurinho para seu cérebro liberar a preciosa melatonina

● caso acorde durante a noite e não volte a conciliar no sono, pegue um livro para ler, isso ajuda

Especialmente indicado para você:

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