16 alimentos e atitudes para manter a saúde do pâncreas

  • atualizado: 
pâncreas

Você sabia que o teu pâncreas precisa de determinado tipo de alimento para poder funcionar direitinho e manter a tua saúde? Sim, a saúde do pâncreas é muito importante pois, uma pessoa sem pâncreas só conseguirá sobreviver tomando remédios a vida toda. Por isso, aprenda a cuidar desse órgão tão importante para a tua saúde integral.

O pâncreas é um órgão silencioso, que trabalha lá no seu canto para manter o equilíbrio do nosso metabolismo e a produção de alguns hormônios essenciais à nossa saúde.

A principal produção do pâncreas são dois hormônios que têm a ver com o metabolismo dos açúcares no nosso corpo - a insulina e o glucagon - mas, fora essa ação, endócrina, o pâncreas também tem a função de produzir sucos digestivos e enzimas que nos permitem, no processo de digestão, quebrar as proteínas, açúcares e gorduras, em pedaços menores para que possam ser absorvidos na mucosa intestinal.

Quando o pâncreas não é bem cuidado, silenciosamente ele pode adoecer e gerar uma série de dificuldades para a sua vida - pancreatite, tumores e câncer são as mais graves e que podem, inclusive, por em risco a tua vida mas, existem outras: o pâncreas não saudável pode se tornar preguiçoso e começar a criar uma série de incômodos digestivos que irão, a longo prazo, prejudicar a assimilação de nutrientes podendo causar desnutrição e outras deficiências correlatas.

Para manter teu pâncreas saudável é importante você aprender a driblar os fatores de estresse, deixar o cigarro de lado, fazer uma alimentação que privilegie o que o pâncreas gosta e, de vez em quando, fazer uma dietazinha para desintoxicá-lo.

14 alimentos para manter a saúde do pâncreas

1. Cereais integrais

cereais

Fornecem vitaminas, minerais e proteínas úteis para a manutenção do processo metabólico, limitando os picos de açúcar e evitando desequilíbrios na produção de insulina, fatores que estressam o pâncreas.

setaLeia mais: CONHEÇA OS CEREAIS SEM GLÚTEN E VARIE O TEU CARDÁPIO

2. Mirtilos, cerejas, uva vermelha

mirtilos

Todas as frutas ricas em antocianinas e resveratrol são importantes para prevenir os processos oxidativos das células e especialmente benéficas para o bom funcionamento do pâncreas melhorando, inclusive, a cura de lesões pancreáticas e hepáticas. O resveratrol, especialmente, tem uma ação direta sobre a proteção do pâncreas e a preservação da saúde das células pancreáticas.

setaLeia mais: ANTIOXIDANTES NATURAIS: QUAIS SÃO, AS FONTES E OS SEUS BENEFÍCIOS PARA O ORGANISMO

3. Iogurte, kefir e outros probióticos

kefir

São essenciais para a manutenção de um sistema imunológico e digestivo saudáveis, o que evita a sobrecarga do pâncreas.

setaLeia mais: KEFIR - LEITE FERMENTADO, RICO EM PROBIÓTICOS, O BEM QUE FAZ

IOGURTE CASEIRO - NATURAL, SAUDÁVEL, ECOLÓGICO

4. Água pura

Toda inflamação causa desidratação e, quando há desidratação também ocorre sobrecarga do sistema pancreático provocando lesões no órgão. Então, beber água pura, diariamente, é muito importante para manter os níveis de hidratação e também, para ajudar nosso organismo nos processos depurativos.

Esse efeito só se tem com a água pura - não é o mesmo que se tem com chás de ervas (medicinais ou não) e sucos de fruta pois, uns são medicinais (devem ser tomados em quantidade e tempo limitados para que tenham efeito) e outros, os sucos, o nosso cérebro os entende como alimentos, pelos nutrientes que contêm.

5. Aipo, alho e cebola

aipo

Cada um deles tem seus efeitos, e princípios ativos, bem conhecidos na sua capacidade de ação antitumoral e depurativa. O aipo, por exemplo, tem apigenina que é muito eficaz na luta contra o câncer de pâncreas, especificamente, levando as células cancerosas a cometerem suicídio (apoptose), pois inibe uma enzima chave que atua nessas células. A cebola tem ação alcalinizante e o alho, antibiótica.

6. Alcachofras e orégano

alcachofra

A alcachofra e, especialmente o orégano mexicano, Lippia spp, são ricos em apigenina e luteína que têm ação antioxidante e atuam contra o câncer pancreático.

setaLeia mais: TUDO SOBRE ALCACHOFRA: PARA QUE SERVE, PORQUÊ FAZ BEM E COMO COZINHAR

7. Canela

canela

A canela ajuda a reduzir a taxa de glicose no sangue e os níveis de hemoglobina glicosada, reduz a quantidade de lipídios circulantes - triglicerídeos e colesterol LDL - e alivia o trabalho do pâncreas.

setaLeia mais: CHÁ DE CANELA PARA A SENSAÇÃO DE CONFORTO! BENEFÍCIOS E COMO FAZER

8. Proteínas vegetais

Leguminosas (feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha), tofu e tempeh são boas fontes proteicas com baixo teor de gorduras saturadas, a diferença das proteínas animais de qualquer tipo. O excesso de gorduras saturadas na alimentação são uma sobrecarga para o pâncreas que terá de produzir maior quantidade de enzimas para quebrá-las.

9. Vegetais crucíferos

couve

Todos os tipos de couve, repolho, brócolis, nabos, mostarda e muitos outros são os vegetais crucíferos, ricos em nutrientes e protetores da atividade pancreática. Têm ação específica na recuperação do pâncreas afetado por câncer.

setaLeia mais: COUVE: O VEGETAL MAIS NUTRITIVO DO MUNDO. VEJA PORQUE!

10. Cogumelos

cogumelos

Reduzem a inflamação e restauram o equilíbrio do organismo

11. Vegetais de cores laranja e amarela

batata doce

Cenoura, batata-doce e abóboras são excelentes para a saúde do pâncreas sendo indicadas nos tratamentos de pancreatite.

12. Frutas diversas

São ricas em vitaminas, fibras e vitaminas C e E. As melhores são maçã, uva, melão e melancia. Não se deve abusar de mangas e bananas pois sobrecarregam o pâncreas e suas funções.

13. Batatas

São de fácil digestão e não contêm nada que atrapalhe o pâncreas.

14. Sucos

De vez em quando, ajude seu pâncreas a se livrar do peso de tanto trabalho, do acúmulo de toxinas e resíduos de suas atividades tomando, em jejum, um suco gostoso. Você pode escolher entre frutas vermelhas, uvas, limão, laranja, abacaxi, mamão e kiwi, misturados ou puros, ou como mais gostar.

setaLeia mais: SUCOS SAUDÁVEIS AJUDAM A DORMIR BEM, A TER ENERGIA E OUTROS BENEFÍCIOS

Desintoxicar o pâncreas é fácil

relaxar

Além dos alimentos acima listados, algumas atitudes também irão te ajudar a cuidar deste órgão:

15. Mais chás e menos álcool

Que tal beber de vez em quando um chá de ervas depurativas? Chás detox, como tanchagem, alecrim, sálvia, cardo mariano, alcaçuz, anis-estrelado e chá-verde, é claro. O ideal é que você faça um processo depurativo durante 3 dias em cada mês, cuidando da sua alimentação, aumentando a ingestão de água pura, retirando qualquer alimento de origem animal que costume comer, tomando sucos de frutas e chás de ervas e evitando, ou melhor ainda, eliminando, álcool e cigarro dos teus hábitos.

16. Relax

Um bom banho quente de imersão também faz parte do processo de desintoxicação do pâncreas e, claro, reduzir o estresse é fundamental. Relax!

Especialmente indicado para você:

setaO PH DO NOSSO CORPO: BÁSICO, ÁCIDO OU NEUTRO?

setaCHOCOLATE AMARGO E MAGNÉSIO: UMA AJUDA CONTRA O CÂNCER DE PÂNCREAS

setaGENGIBRE: PROPRIEDADES MEDICINAIS COMPROVADAS