Chocolate amargo e magnésio: uma ajuda contra o câncer de pâncreas


Os alimentos ricos em magnésio, como o chocolate escuro ou amargo, ajudam a reduzir o risco de câncer de pâncreas. Pesquisadores da Universidade de Indiana mostraram que a ingestão de magnésio pode ser muito útil na prevenção deste tipo de doença.

O estudo foi publicado recentemente na revista científica British Journal of Cancer. De acordo com os pesquisadores, o câncer de pâncreas é a quarta principal causa de morte por câncer em homens e mulheres que vivem nos Estados Unidos.

De 2002 a 2011 a taxa de mortalidade do câncer de pâncreas aumentou ano após ano, de acordo com o National Cancer Institute. “O câncer de pâncreas é diferente de qualquer outro tipo de câncer” – disse o co-autor da pesquisa, Ka Lui, presidente do Departamento de Epidemiologia da IU School of Public Health-Bloomington – “A taxa de sobrevida em cinco anos é realmente baixa e isso faz com que a prevenção e a identificação de fatores de risco ou predisposições associadas ao câncer de pâncreas é muito importante.”

Poucos estudos até agora tinham explorado a associação direta entre a ingestão de magnésio e o risco reduzido de câncer de pâncreas. Agora, os especialistas analisaram os dados de mais de 66.000 homens e mulheres com idades entre 50 e 76 anos, onde avaliou-se a associação direta entre o mineral e este tipo de câncer juntamente com idade, sexo, índice de massa corporal, uso de medicamentos antinflamatorios não esteroides e suplementos de magnésio.

O estudo indicou que qualquer redução de 100 mg por dia em relação à ingestão de magnésio esteve associada a um aumento de 24% no risco de câncer pancreático.

Os especialistas apontam que pessoas em risco de contrair câncer de pâncreas deveriam tomar suplementos de magnésio, pois isso poderia lhes ajudar na prevenção da doença. Na opinião deles, são necessários mais estudos para explorar o tema, mas a população já poderia enriquecer as suas dietas com alimentos que contenham magnésio, tais como o já falado chocolate amargo, nozes e vegetais de folhas verdes escuras como o espinafre.

Talvez te interesse ler também:

POR QUE É IMPORTANTE COMER ALIMENTOS QUE CONTENHAM MAGNÉSIO?

Entre os alimentos ricos em magnésio também se encontram, além dos acima descritos: as sementes de abóbora, as sementes de girassol, leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico, banana, abacate, figos secos, arroz integral e amêndoas.

Talvez te interesse ler também:

9 MULTINACIONAIS DO CHOCOLATE QUE EXPLORAM CRIANÇAS

COMER CHOCOLATE AMARGO MELHORA A CIRCULAÇÃO E AJUDA A PREVENIR OBESIDADE E DIABETES

DESFAZENDO 10 MITOS SOBRE O CHOCOLATE

ESPINAFRE E SEUS BENEFÍCIOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...