Candidíase no homem: sintomas, tempo de cura e remédios naturais

  • atualizado: 
canidiase

Embora seja um quadro muitas vezes incômodo, a candidíase no homem pode ser tratada facilmente com remédios naturais. Entenderemos o que é candidíase e também quais são os seus principais sintomas, além do tempo de cura através de um tratamento adequado.

O é candidíase e quais são seus sintomas

Em termos práticos, a candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans e pode acometer também mulheres. Seu desencadeamento no organismo se dará especialmente quando o sistema imunológico se encontra enfraquecido, sendo então incapaz de conter a proliferação do fungo.

A candidíase afetará geralmente locais quentes e úmidos do organismo, portanto é comum que surja no interior da boca, na região genital e outras áreas do corpo com características propícias para seu desenvolvimento.

A candidíase no homem ou na mulher não é uma DST (doença sexualmente transmissível) especificamente, mas pode ser transmitida pela relação sexual desprotegida. Além disso, a transmissão também pode ocorrer através do contato com secreções de pessoas com candidíase (podem ser secreções da pele, da boca, etc).

Os sintomas mais comuns da candidíase no homem são:

• Manchas ou vermelhidão no pênis, próximas à glande ou ao prepúcio

• Ardor, prurido ou irritação sob o prepúcio do pênis

• Formação de áreas líquidas esbranquiçadas, recorrentemente sob o prepúcio peniano e dor para mover a pele do prepúcio

Quando a candidíase afeta a pele, ela pode infectar a virilha, as áreas entre os dedos, áreas entre as genitais e o ânus e também as axilas.

Remédios naturais para candidíase

Normalmente, é importante que se busque por orientação de um médico assim que perceber sintomas de uma possível infecção de candidíase para um tratamento adequado. É comum que o tempo de cura aconteça em 2 ou 3 semanas após iniciar os tratamentos.

Como não é uma doença grave, é comum também que a doença seja tratada em casa, especialmente nos casos em que o médico já foi previamente consultado.

O primeiro passo para começar a tratar a candidíase em casa é diminuir ou cessar o consumo de açúcares, pois estes são alimentos para o fungo. Outros alimentos que devem ser evitados são a levedura de cerveja, molho de soja, cogumelos, café e principalmente produtos lácteos.

Probióticos para tratar candidíase

Os probióticos fortalecem a flora intestinal, prevenindo e proliferação do fungo que causa a candidíase. Por ser totalmente natural, é fortemente recomendado no tratamento caseiro. Um especialista (como o farmacêutico) poderá indicar o melhor probiótico para o caso.

Óleo essencial de orégano

O óleo essencial de orégano é capaz de impedir a propagação do vírus de forma eficaz por causa do elemento carvacrol nele presente. Pode ser utilizado sobre a infecção diariamente para se obter seus resultados curativos.

Óleo da árvore do chá

A candidíase pode ser facilmente tratada em casa com a administração do óleo da árvore do chá, pois este é capaz de lutar contra infecções de todos os tipos por todo o corpo. É possível fazer uma lavagem na área afetada com 1 copo de água, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e algumas gotas de óleo essencial da árvore do chá.

Outros remédios eficazes

A candidíase no homem também pode ser tratada com extrato de semente de uva. Normalmente, a utilização de uma pomada de calêndula também é muito eficiente no tratamento de candidíase. Além disso, é possível fazer bom uso do gel de aloe e vera sobre a área afetada para acalmar dores e irritações oriundas do fungo.

Alimentos recomendados

Uma dieta adequada contra candidíase será fundamentada em alimentos probióticos, alho, açafrão, legumes e diversos vegetais frescos. Basta fazer bom uso destes elementos para tratar a candidíase em casa naturalmente.

Orientações gerais em caso de candidíase no homem

É importante sempre buscar por orientação de um médico ou profissional de saúde em caso de candidíase. Além disso, as relações sexuais devem ser protegidas a fim de evitar transmissões.

Especialmente indicado para você:

setaREMÉDIOS CASEIROS PARA CANDIDÍASE QUE REALMENTE FUNCIONAM

setaCANDIDÍASE: CAUSAS E SINTOMAS. FAÇA O TESTE EM CASA

setaCANDIDÍASE: 5 ERVAS QUE PODEM ACABAR COM ELA